O senador afirmou que 775 pessoas permaneceram ou ainda permanecem presas em Guantánamo, muitas delas submetidas à tortura.
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou a política externa americana, na qual ele identifica propósitos autoritários, apesar de o governo dos Estados Unidos divulgar ao mundo que se baseia na defesa dos direitos humanos.
A prisão de Guantánamo, situada em Cuba, é o exemplo dessa “política equivocada”, afirmou o senador, ao lembrar que Barack Obama não conseguiu cumprir a promessa de fechar o que José Mujica, presidente uruguaio, classificou de campo de sequestrados.
Recentemente, ao permitir que seis ex-detentos deixassem a prisão e seguissem para o Uruguai, que os recebeu como refugiados, Obama pediu a José Mujica que os mantivesse por mais dois anos detidos.
Mujica, seguindo uma tradição uruguaia de respeito à dignidade humana, disse Lindbergh Farias, recusou o pedido de Obama e informou que os ex-detentos poderiam deixar o Uruguai quando bem entendessem.
O senador acrescentou que 775 pessoas permaneceram ou ainda permanecem presas em Guantánamo, muitas delas submetidas à tortura.
– Se houvesse uma revisão criminal e as leis penais e processuais penais fossem efetivamente aplicadas, apenas 20 dessas pessoas que passaram por Guantánamo deveriam ser presas. E isso é mais uma prova de que os Estados Unidos agem acima das convenções internacionais – afirmou.
Na sua opinião, “ao mesmo tempo em que condenam regimes considerados inconvenientes, os norte-americanos negam aos perseguidos direitos sequer negados aos animais”.
– O que sobra em tamanho e poder aos Estados Unidos lhes falta em envergadura moral para se converterem em verdadeiros líderes. Lidera-se, sobretudo, pelo exemplo e não pela força. Nesse sentido, o pequenino Uruguai de José Mujica tem mais liderança legítima que o colosso arrogante e hipócrita presidido por Obama. No cenário simbólico mundial, o modesto Davi uruguaio está ganhando de goleada do Golias norte-americano. Está ganhando sem atirar nenhuma pedra. O Uruguai está ganhando atirando belos exemplos para o mundo – declarou o senador.
Por Agência Senado