Grupo Clowns de Quinta é o representante de Alagoas no Cena Nordeste Piauí Espetáculo “Rádio Salsichinha” é destaque na programação.

Daniel Borges / Ascom Secult

02 ago 2024 - 10:00


Espetáculo ‘Rádio Salsichinha’ é um exemplo de criatividade e talento
(Fotos: Divulgação)

O grupo Clowns de Quinta será o representante de Alagoas no Festival Cena Nordeste – Edição Piauí, evento cultural itinerante que acontece nos dias 2 e 3 de agosto, em Teresina. O espetáculo apresentado será “Rádio Salsichinha”, que promete encantar o público com sua mistura de humor e crítica social.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, falou da alegria de levar o grupo para a edição piauiense. “Estamos extremamente felizes com a participação do Clows de Quinta no Cena Nordeste. Esse evento é uma oportunidade ímpar para mostrar a riqueza cultural de Alagoas e fortalecer o intercâmbio artístico na região. O espetáculo ‘Rádio Salsichinha’ é um exemplo de criatividade e talento que temos em nosso estado, e tenho certeza de que será muito bem recebido pelo público”, disse. 

A gestora também destacou a importância do governador Paulo Dantas na realização do Festival. “O apoio constante do nosso governador tem sido fundamental para que, juntos com o Consórcio Nordeste e as outras secretarias de cultura da região, estejamos percorrendo com o festival de forma itinerante. Esse incentivo permite que projetos como o nosso brilhem cada vez mais”, falou. 

O Clowns de Quinta é um grupo de artistas que usa a arte circense como linguagem principal, com foco no estudo e na divulgação da palhaçaria, humor e palhaçaria feminina. O repertório do grupo também inclui espetáculos como “Cenas Clownssícas”, “Para Magnólia”, “Palhaçaria de Improviso”, “Cabaret de Quinta”, “Ça Irá: Vai Dar Tudo Certo”, “Bem-Me-Quero” e “Xhaynne”. Além das apresentações, o grupo oferece oficinas de iniciação à palhaçaria, malabares, direção de cena, acrobacias e gestão de grupo. Também promoveu o encontro de palhaços e palhaças “Cadê Meu Nariz?” e o festival F.E.M.E. (Festival de Mulheres Engraçadas de Maceió), com um enfoque no gênero.

Com incentivo do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), o espetáculo “Rádio Salsichinha” é um solo da artista Wanderlândia Melo, que retrata um dia na rádio que, embora pareça tranquilo e organizado, pode se transformar em uma aventura quando se trata de Salsichinha. A partir de um presente herdado de sua avó, a artista tenta atrair a audiência e manter viva a tradição do rádio. O espetáculo combina elementos tradicionais da rádio com uma mistura sonora de diferentes épocas, proporcionando uma experiência única e envolvente.

A protagonista Wanderlândia Melo compartilhou a emoção e expectativa para a apresentação. “Nós estamos muito felizes de estar participando do Cena Nordeste. Sobretudo pela nossa carreira, nós temos doze anos e é a primeira vez que a gente tá indo pro Piauí. Estamos muito ansiosos pra conhecer os artistas do Piauí, especialmente de Teresina, conhecer o teatro, conhecer o que tá acontecendo por lá e dentro do Cena Nordeste também. Vai ser muito importante estar em contato com outros lugares”, destacou.

“A gente tá com muita expectativa para saber o que é que o público do Piauí vai achar. Até então, a gente só tinha apresentado em Alagoas. Ele [o espetáculo] tá começando a ganhar outros lugares agora. Indo para Pernambuco, indo para o Piauí. Queremos saber o que é que as pessoas acham, o que é que as pessoas podem contribuir também dos seus olhares. O que a gente promete para o Cena Nordeste é muita gargalhada. A única coisa que podemos garantir é que as pessoas vão para se divertir”, ressaltou a artista.

Cena Nordeste Piauí

O Cena Nordeste é realizado em conjunto com as secretarias de Cultura dos nove estados que integram o Consórcio Nordeste. Ao longo dos dois dias, a programação contará com mostras integradas envolvendo artes visuais, audiovisual, teatro, dança, circo, cultura popular, música e forró. A iniciativa visa proporcionar um intercâmbio cultural que reúne, a cada edição, expressões de arte e cultura dos nove estados, promovendo o acesso à cultura na região.

O Piauí é o quarto estado a receber o festival e, segundo o secretário de Estado da Cultura piauiense, Carlos Anchieta, o festival é uma oportunidade para celebrar a diversidade cultural da região. “Estamos entusiasmados em receber o festival aqui no Piauí e proporcionar aos nossos cidadãos um evento de tamanha relevância cultural. É um momento de troca, aprendizado e valorização das nossas tradições e talentos regionais”, pontuou o secretário.

No primeiro dia do projeto (2), às 14h, haverá Graffite Coletivo do Ceará e Feira de Artesanato Mestre Dezinho com apresentações culturais do Grupo Afro Cultural Coisa de Nêgo e Belezas do Carimbô do Grupo Afro Cultural Ylu Ayê, na Galeria do Clube dos Diários.

Às 16h, será realizada a Mostra Audiovisual e Mesa-Redonda de Sergipe, no Teatro Torquato Neto. Às 17h30, acontece a abertura oficial do evento com a apresentação de Écore Nascimento no Theatro 4 de Setembro. Às 19h30, Célia Sampaio do Maranhão se apresenta no Espaço Cultural Osório Júnior. Às 21h, será a vez de Forró com Cascabulho de Pernambuco, no Espaço Cultural Osório Júnior. Encerrando o primeiro dia, às 22h30, Florais da Terra Quente do Piauí se apresenta no Espaço Cultural Osório Júnior.

No dia 3 de agosto, às 9h, haverá uma atividade cultural com o Grupo Vagão no Polo Cerâmico Poty Velho e Encontro dos Rios, para conhecer a cultura e tradição do Estado do Piauí. Às 15h, Graffite Coletivo do Ceará e Feira de Artesanato Mestre Dezinho com apresentações culturais do Bumba Meu Boi Dominador da Ilha e do Balé Folclórico do Piauí, na Galeria do Clube dos Diários. Às 16h, o Grupo Clows de Quinta apresenta o espetáculo “Rádio Salsichinha” no Theatro 4 de Setembro. Às 17h, o Grupo Coletivo Tanz apresenta o espetáculo de dança “Terreiro Envergado” da Paraíba, no Theatro 4 de Setembro. Às 18h30, Fulanas Cia de Circo apresenta o espetáculo “Clássicas” da Bahia. Às 19h30, Sarminina do Piauí se apresenta no Espaço Cultural Osório Júnior. Às 20h30, será a vez de Congos de Combate do Rio Grande do Norte no Espaço Cultural Osório Júnior. Encerrando o evento, às 21h30, Validuaté do Piauí se apresenta no Espaço Cultural Osório Júnior.

Após a capital piauiense, os encontros do Cena Nordeste Festival serão realizados em Olinda (31 de agosto e 1º de setembro), Natal (21 e 22 de setembro), Aracaju (11 e 12 de outubro), Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro).

A programação completa está disponível em nosso perfil do Instagram @cenanordestefestival.

Comentários