Governo vai plantar 10 mil mudas de espécies nativas ao longo do Canal do Sertão

22 Maio 2013 - 13:36


Secretário Marco Fireman acompanha início dos trabalhos nesta quinta-feira em Água Branca

Canal

Dez mil mudas. Esta é a quantidade inicial de mudas da Caatinga que serão plantadas ao longo do Canal do Sertão alagoano. Os trabalhos começam nesta quinta-feira (23), às 10h, no município sertanejo de Água Branca, e serão acompanhados de perto pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman.

No primeiro dia, serão plantadas 500 mudas de árvores nativas da Caatinga na margem do quilômetro 59 do Canal, próximo ao povoado Alto dos Coelhos. A ação será realizada de forma conjunta entre a Seinfra-AL, o IMA (Instituto de Meio Ambiente) e a Semarh (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

O secretário Marco Fireman destacou a importância da ação ambiental. “A revegetação das margens do Canal do Sertão é fundamental para a preservação do ecossistema daquela região e para a sustentabilidade da obra. Inicialmente, serão 10 mil mudas plantadas, mas o objetivo é superar esse número”, destacou o secretário.

De acordo com o secretário adjunto de Projetos Especiais e Irrigação da Seinfra, Alzir Lima, o projeto ambiental marca o início da revegetação de áreas impactadas pela obra no sertão.

“Vamos restaurar a vegetação característica da região sertaneja ao longo das margens do Canal. Neste primeiro momento, as mudas ocuparão uma área de cerca de 14 mil m². Já conseguimos a doação de mais 10 mil mudas, o que vai proporcionar a cobertura de uma área bem maior”, explicou Alzir Lima.

Segundo a engenheira ambiental do IMA Geovana Andrade, o plantio será realizado a uma distância de cerca de 15 metros da borda da calha do canal. “Já as espécies foram indicadas pelo Herbário MAC do IMA e as muda foram doadas pelo Instituto Xingó”, explicou a engenheira.

Crianças acompanham

Nesta quinta, cerca de 150 alunos de escolas públicas localizadas em Delmiro Gouveia e Água Branca acompanharão a ação ambiental que, para eles, também terá finalidade educativa sobre a preservação do meio ambiente.

Desde segunda-feira (20), estudantes da escola estadual Luiz Azevedo estão visitando o Canal do Sertão em Delmiro Gouveia para o desenvolvimento de conhecimentos aplicados em sala de aula. As visitas de cunho pedagógico foram proporcionadas por meio de uma parceira entre a Seinfra e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).

Agência Alagoas

Comentários