Secretário José Marinho Júnior se reuniu com produtores, representantes de laticínios e a prefeita Santana Mariano.
Produtores de leite, representantes de laticínios e a prefeita do município de Major Izidoro, Santana Mariano, foram recebidos pelo secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, nesta segunda-feira (12), na sede da secretaria, em Maceió, para tratar de metodologias de trabalho para resgate da identidade dos produtores da região, com foco na padronização dos laticínios, de acordo com as normas e leis em vigor.
Também participaram da reunião representantes do Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifal), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), todos parceiros da cadeia produtiva do leite.
O objetivo é garantir condições para que o pequeno produtor seja orientado a produzir conforme as regras existentes na legislação nacional para manuseio adequado do leite e seus derivados, seguindo critérios que os levem a sair da informalidade e, com isso, melhorar o padrão de qualidade dos produtos oferecidos.
“A Secretaria da Agricultura entende a necessidade de mudança dessa realidade de empresas ligadas à cadeia de comercialização do leite, que devem se adequar às normas de inspeção e funcionamento existentes na legislação, por isso nossa visão é padronizar essas empresas, pois sabemos que melhorar essa produção é uma questão de saúde pública”, destacou o secretário José Marinho Júnior.
Para que isso aconteça, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) deverá realizar ações de maneira contínua, orientando, fiscalizando e as que não se adequarem às exigências deverão ser autuadas por motivo de segurança alimentar da população.
“Temos 20 empresas entre laticínios e queijarias trabalhando formalmente em nosso município, porém temos muitos ainda na informalidade, sem poder comercializar seus produtos para programas como PAA e PNAE. Nosso intuito é conseguir um maior número de produtores trabalhando legalmente, para isso estamos solicitando o apoio do poder público estadual e das entidades envolvidas no processo. Isso vai trazer mais renda e valorizar essa atividade, que é vocação no município de Major Izidoro,” afirmou a prefeita Santana Mariano.
Entidades parceiras como o Sebrae, Ifal, Senai e Senar vão auxiliar na estratégia de melhoria das condições de produção com cursos e qualificação para os pequenos produtores, aumentando a qualidade do produto e ajudando-os a se adequar às regras comerciais do mercado.
“Vivemos uma nova realidade, onde não se permite mais que essas atividades aconteçam sem requisitos mínimos de limpeza e de estrutura, vamos unir forças e mudar este paradigma, estimular os que são informais a virem para a formalidade, com suporte técnico e orientação adequada aos produtores de leite, conseguiremos resultados surpreendentes, tenho certeza”, frisou o secretário José Marinho Júnior.
Este assunto continuará a ser discutido na próxima segunda-feira (19), às 10h, na Seagri, com o presidente da Adeal, Marcelo Lima, e as instituições envolvidas, quando deverá ser tratado um termo de ajuste de conduta como estratégia para conseguir a formalização dos laticínios e queijarias do município de Major Izidoro.
Da Agência Alagoas