A legislação determina que todo município tenha um espaço de guarda e preservação dos documentos que contam a história da cidade e da sua população, mas a realidade é que dos 5.570 municípios brasileiros, 97% não possuem arquivos. Sem um arquivo público, não há como garantir que parte do patrimônio documental da cidade se perca.
Para estimular as prefeituras a investir em arquivos públicos, o governo federal lançou na sexta-feira, 5 de dezembro, a Campanha Nacional pela Criação de Arquivos Municipais, que tem como objetivo principal informar e sensibilizar as autoridades públicas municipais e também os cidadãos acerca da importância dos arquivos públicos.
O Arquivo Nacional, responsável pela guarda e preservação do maior acervo documental brasileiro, e o Conselho Nacional de Arquivos vão oferecer apoio técnico e capacitação específica aos municípios. Para capacitar os gestores e servidores municipais será disponibilizado, a partir de março de 2015, uma página específica na internet com informações básicas e um curso de educação a distância. Além disso, deverão ser enviadas missões para avaliar locais de instalação e treinar pessoal.
No lançamento da campanha, o diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva alertou que a perpetuação da história brasileira ficará ameaçada, caso os municípios não comecem a guardar e catalogar seus acervos documentais. Segundo ele, a falta de arquivos e pessoal capacitado para lidar com documentos, separando o que tem valor do que pode ser descartado, pode causar um grande lapso histórico no país.
Por AMA/AL