O Governo do Estado homologou a primeira licitação do Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Alagoas nas categorias convencional (ônibus) e complementar (vans). A homologação foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (29) e representa um marco na história do transporte público em Alagoas.
Com a homologação, as cinco empresas de ônibus e os 801 transportadores complementares aprovados na licitação serão orientados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) acerca dos documentos necessários para a celebração dos contratos.
Os complementares e as empresas terão um prazo para apresentação dos documentos e, posteriormente, a Arsal irá divulgar um calendário com as datas para as assinaturas.
O presidente da Arsal, Waldo Wanderley, explicou que em uma próxima etapa, uma nova licitação será aberta pelo Governo do Estado apenas para as linhas – complementares e convencionais – que não foram preenchidas, onde qualquer interessado pode concorrer.
A licitação para o Sistema Complementar ofereceu 1.363 vagas, distribuídas em 167 linhas em todo o Estado. Para o Sistema Convencional, foram oferecidos 14 lotes também em todas as regiões de Alagoas.
“A licitação do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, a primeira do gênero em Alagoas e uma das primeiras do País, é um marco para o Estado, fundamental para ordenar e organizar legalmente o sistema. O processo dará maior segurança jurídica aos transportadores e beneficiará os mais de 90 mil passageiros que utilizam diariamente o transporte intermunicipal”, explicou Waldo Wanderley.
Por Agência Alagoas