Dez personalidades serão reconhecidas pela contribuição que deram a Alagoas e ao país em suas respectivas áreas
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), homenageia nesta quinta-feira (27) dez mulheres que prestaram contribuição a Alagoas e ao país na luta pela cidadania em suas respectivas áreas de atuação com a outorga da comenda Nise Magalhães da Silveira.
O evento, que conta com o apoio da Superintendência de Promoção dos Direitos e de Políticas para a Mulher, ocorre no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso – Centro de Convenções – no auditório Virgínio Loureiro, às 20h, e será conduzido pelo governador Teotonio Vilela e pela secretária de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born.
“Ser homenageada recebendo uma comenda com o nome de Nise da Silveira é uma honra muito grande por toda história dela em relação ao respeito aos direitos humanos. Respeito às pessoas com algum tipo de transtorno mental que ela cuidava. Nise brigou muito pela não hospitalização e tratava as pessoas por meio da arte, cultura e pintura. Ela é um símbolo do cuidado com as pessoas”, expôs Katia Born.
Serão agraciadas: Eleonora Menicucci, ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres; Eliana Cavalcanti, bailarina; Eliane Aquino, jornalista; Elvira Simões Barreto, docente do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Maria Celina Souza (Vovó Ina), geógrafa que adotou 23 crianças; Fátima Vasconcelos, psiquiatra; Nádia Regina Loureiro de Barros Lima, psicanalista; Rozangela Wyszomirska, médica; Simone Bert, chef de Cozinha e Maria Helena Quintella Brandão Vilela, sexóloga.
Segundo Katia Born, todos os anos o Governo do Estado, por meio da Secretaria e do Cedim, lista nomes de mulheres de destaques que são encaminhados ao governador Teotônio Vilela Filho. “Essas mulheres são escolhidas pelo reconhecimento da sociedade por algum trabalho que executou no governo do Estado ou nacionalmente. Elas são da área de Saúde, educação, cultura, desenvolvimento social, movimentos sociais, sindicatos, associações comunitárias, mulheres do Ministério Público, Defensoria Pública.
Em resumo, o foco tem sido a mulher que produziu história e melhorou as condições de vida das pessoas. “É uma comenda que tem repercussão nacional pelo nome de Nise da Silveira”, frisou a secretária.
Marcos Jorge – Alagoas