Após anunciar que iria aderir a sanção do projeto de lei que institui do passe livre, o governador Renan Filho (PMDB) anunciou que um novo contrato foi firmado entre a Secretaria Estadual de Educação e os 139 transportadores escolares. Na prática, os transportes já voltaram a funcionar na manhã desta terça-feira, dia 10.
De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado, o contrato tem caráter emergencial e pode ser rescindido antes, tão logo aconteça o credenciamento dos transportadores.
Quanto ao Passe Livre, o projeto de lei deve passar por reformulação, uma vez que possuía aspectos que feriam a legislação. A retirada dos transportes escolares foi justificada pelo secretário de Educação, Luciano Barbosa, como forma de gerar economia.
A retirada, no entanto, provocou um grande protesto e confronto com o Batalhão de Operações Policiais Especiais.
No interior – Para os alunos do interior, a secretaria continua empreendendo todos os esforços para efetivação das parcerias com as prefeituras para a realização do transporte escolar. Com a municipalização, o Estado fará o repasse dos recursos aos municípios no valor de R$ 400/ aluno, enquanto o município ficará responsável pela realização do transporte.
Veja a matéria completa no Alagoas 24 Horas