O Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, inaugurou, nesta terça-feira (15), o primeiro conjunto habitacional para pescadores, no município de Porto Real do Colégio. As casas foram construídas com recursos do Programa Nacional de Habitação Rural, financiado pela Caixa Econômica Federal.
O vice-governador José Thomaz Nonô e o ministro Marcelo Crivella entregaram 14 casas do Conjunto Henrique Francisco Bezerra, no povoado Tapera do Itiúba. Ao todo, serão 40 casas que beneficiarão aproximadamente 160 pessoas. “Festejo a vinda do ministro, que reforça a parceria entre os governos federal e estadual. Estas casas darão mais dignidade para a vida dos pescadores”, disse Nonô.
Ele também ressaltou a inovação do projeto. “É um empreendimento pioneiro no Brasil, o que mostra a atenção da presidenta Dilma Rousseff ao nosso Estado, graças ao esforço e trabalho do governo Teotonio Vilela. Atualmente, mais de 50 mil casas estão sendo construídas em Alagoas e iremos apresentar cada vez mais projetos para beneficiar a nossa gente”, afirmou.
O ministro Marcelo Crivella destacou o pioneirismo de Alagoas na entrega das casas para os pescadores. “Foi uma construção em tempo recorde, o que mostra o trabalho conjunto unindo forças para a realização de um sonho. O Governo de Alagoas pode contar com o nosso apoio para levarmos adiante novos projetos que tragam felicidade para nossa gente trabalhadora”, disse.
O vice-governador lembrou a importância do Rio São Francisco para a subsistência de milhares de famílias e a necessidade de revitalizar a região ribeirinha. “Este conjunto está sendo entregue à beira do rio, local de trabalho e sustento destas famílias. Tenho trabalhado na defesa do Rio São Francisco para que se tenha uma nova visão sobre ele. Este rio deve ser repensado como grande gerador de emprego e renda”, declarou Nonô.
O presidente da Colônia de Pescadores Z35, Lealdo Alves Vilela, agradeceu o apoio dos governos para a concretização do sonho da casa própria. “Juntos nós podemos fazer muito mais pelos pescadores”, disse.
A expectativa do programa é de que até o fim do ano 15.600 habitações sejam entregues em todo o País. Atualmente, Alagoas conta com mais de 31 mil pescadores registrados. Somente no município de Porto Real do Colégio são 1.283.
Participaram da inauguração o prefeito de Porto Real do Colégio, Sérgio Reis; o diretor da Cooperativa Mista de Agricultura Familiar (Coopamix), Júnior Magalhães; a superintendente de Habitação Rural da Caixa Econômica, Noemi Aparecida; prefeitos da região ribeirinha e demais lideranças locais.
Por Agência Alagoas