O governador Teotonio Vilela Filho, a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes e o secretário Nacional da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, assinaram nesta segunda-feira (26), no Palácio República dos Palmares, em Maceió, o termo de adesão de Alagoas ao Plano Viver Sem Limite. Por meio do Plano, o Estado está habilitado a construir e equipar Centros Especializados de Reabilitação (CERs) e Oficinas Ortopédicas. Durante o evento, foi entregue 16 cadeiras de rodas adaptadas.
O governador comemorou a adesão. “Esse é um momento muito importante e muito aguardado por nós. Hoje, começamos a participar de um plano que vai trazer cidadania para tantos alagoanos e alagoanas que não têm acessibilidade nem condições adequadas de atendimento. Esse plano vai criar condições para isso”, garantiu Teotonio.
Na oportunidade, o governador também anunciou a criação de um Comitê Estadual com a participação de representantes das secretarias e órgãos estaduais, além de instituições civis e da sociedade em geral para distribuição de tarefas e prazos a serem cumpridos dentro do plano Viver Sem Limite. “Convoco a todos, prefeitos, secretários, instituições e sociedade civil a se tornar agentes de sustentação desse plano, para que ele siga através dos próximos governos com o mesmo comprometimento demonstrado aqui hoje”, disse.
A ministra Maria do Rosário agradeceu a ação do Governo de Alagoas e explicou a natureza do Plano Viver Sem Limites. “Esse plano não é voltado para oferecer um benefício ou uma ação assistencialista. É um plano de direitos. Estamos aqui falando dos direitos das pessoas. Direito à saúde, à educação, à mobilidade urbana. O direito de ir e vir”, afirmou.
Para a Ministra, ações como essa são necessárias para mudar a perspectiva da sociedade com relação às pessoas com deficiência. “Estas ações têm como foco a mudança na consciência das pessoas, para que olhem para os outros com deficiência como iguais e com os mesmos direitos”, afirmou.
Além do Governo do Estado, 37 municípios alagoanos assinaram a adesão ao Plano Viver Sem Limites. Participaram do evento deputados federais e estaduais; secretários estaduais e municipais; prefeitos, vereadores; dirigentes de órgãos; representantes de entidades ligadas a pessoas com deficiência e familiares.
Da Agência Alagoas