Escola Estadual Helena Braga recebeu melhorias na estrutura física; ano letivo começa dia 28
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, fez a entrega nesta segunda-feira (25), no município de Santana do Ipanema, de mais uma escola totalmente reformada. O ato de entrega foi presidido pelo secretário Adriano Soares e teve a participação de professores, coordenadores, funcionários, convidados e técnicos da Secretaria.
“Faça do livro o seu melhor amigo”. Foi com essa mensagem, dirigida especialmente aos estudantes, que o secretário Adriano Soares falou para os presentes, ressaltando a importância da reforma que o Governo de Alagoas vem realizando em 163 unidades de ensino, que compõem as 15 Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs).
Construída há trinta anos, a Escola Estadual Helena Braga das Chagas recebeu pela primeira vez melhorias em sua estrutura física. Com a reforma, a escola ganhou grades de proteção, nova pintura e iluminação, instalações elétricas e hidráulicas, além de banheiros com acessibilidade, novo piso, forro, vidraçarias e janelas.
A unidade de ensino de Santana do Ipanema recebeu ainda reformas nas salas de aula, laboratório de informática, no refeitório e na cozinha. Atualmente, a Escola Estadual Helena Braga atende a 300 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para o secretário Adriano Soares, as reformas que o Governo de Alagoas vem realizando nas 163 escolas da rede define bem o estado de petição de miséria em que as unidades de ensino se encontravam. “A grande maioria das escolas que estão sendo submetidas à reforma e recebendo melhorias estava em ambiente inadequado para os profissionais e para os alunos”, reconhece.
Adriano Soares garantiu que até o final de março, todas as escolas serão beneficiadas com a instalação de internet sem fio e com sistema de gestão informatizado. “Vamos assegurar a cada professor da rede estadual um tablet para facilitar ainda mais a atividades dos profissionais”.
O secretário informou ainda que as escolas da rede estadual estarão realizando matrículas on-line e os professores passarão a trabalhar com caderneta pela internet; preenchimento de boletins, além dos planos de aula informatizados. “As mudanças acontecerão ainda este ano e têm como propósito melhorar a qualidade do ensino”, assegura Adriano Soares.
Marcelo Fausto, diretor-geral da Escola Helena Braga, agradeceu o empenho do Governo de Alagoas em oferecer melhores condições de trabalho para toda a comunidade escolar. “A coragem do governador Teotonio Vilela e a determinação do secretário Adriano Soares demonstram o compromisso do Governo com a educação pública”.
“Hoje é um dia especial e um marco para a Escola Helena Braga”, afirmou o professor Luiz Ferreira , coordenador da 6ª CRE, com sede em Santana do Ipanema. Segundo ele, a vulnerabilidade da escola era tanta, que era alvo dos vândalos constantemente.
Agência Alagoas