A Defesa Civil de Alagoas anunciou nesta sexta-feira (10) o retorno ainda para este mês das ações em torno da Operação Carro-pipa, que visa atender pelo menos 36 municípios que declararam estar em estado de emergência devido à estiagem. Segundo o coordenador do órgão, major Moisés Pereira de Melo, o processo de credenciamento dos pipeiros deve ser publicados no Diário Oficial (DO) nas próximas semanas.
Moisés informa que após essa publicação, o processo será encaminhado à Agência de Modernização da Gestão Pública (Angesp) para da inicio novamente a operação no estado. Um esquema especial de inspeção dos caminhões que vão transportar a água deve acontecer em parceria com o Inmetro e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O coordenador ressaltou que, diferente de antes, o novo credenciamento agora contará com a instalação de chips de monitoramento em cada veículo, que terão a função de monitorar o caminho percorrido pelos pipeiros. “A água tem que ser retirada de um ponto, e entregue em outro. Qualquer desvio na rota será mostrado e a partir daí nós tomaremos as devidas providências”, contou.
Os veículos também passaram pelas já tradicionais vistorias e dependeram da emissão de laudos dos órgãos competentes, além de serem acompanhados in loco, segundo órgão.
A Defesa Civil estima cadastrar até 200 pipeiros para realizar a operação. Os recursos disponibilizados pelo Governo de Alagoas foram de R$ 1,5 milhão, oriundos do Fundo Estadual de Erradicação da Pobreza (Fecoep).
Da Redação
