Governo de Alagoas entrega telecentro a povoado de Monteirópolis

26 nov 2013 - 07:52


Telecentro inaugurado começará a funcionar na próxima quarta-feira.

Foto: Alagoas na Net

Foto: Alagoas na Net

Computador no Povoado Agreste, em Monteirópolis, é artigo de luxo, internet então nem se fala. A população de 600 habitantes, agricultores em sua maioria, não têm condições de ter um em casa, e os que sabem utilizar, precisavam se deslocar até o município onde há apenas uma Lan House e um Telecentro BR, ou até o Povoado de Paus Preto, onde o Governo de Alagoas inaugurou no ano passado um telecentro Digitalagoas.

Mas no sábado (23), o dia foi de festa. Não só pelo campeonato do leite, uma tradição na cidade, mas também porque a população recebeu do Governo de Alagoas outro telecentro, com 11 máquinas, impressora e toda a infraestrutura de móveis. A prefeitura, em contrapartida, disponibilizou o local, a internet banda larga e monitor capacitado para auxiliar a população no acesso às máquinas.

“É uma grande conquista para o nosso povo. Vai beneficiar os jovens, que como os meus filhos não possuem computador em casa. Para fazer um trabalho da escola era sempre uma dificuldade. Eu não sei usar direito, mas também pretendo aprender e quem sabe começar a vender os doces pela internet”, comentou a vendedora de doces, Rúbia Galdino.

Além do uso da internet, impressão de currículos, contas de luz, serviços via internet e ensino básico, o espaço do Telecentro vai servir para as futuras capacitações. Segundo o prefeito de Monteirópolis, Elmo Medeiros, está prevista para 2014 a vinda de vários cursos do Pronatec, sendo alguns na área de informática. O espaço do telecentro servirá também para promover essas capacitações.

“Em 2014, ofereceremos 350 vagas em 25 cursos profissionalizantes por meio do Pronatec e esse espaço vai ser fundamental para essas capacitações. Queremos que os nossos jovens acompanhem o progresso e este telecentro estará de portas abertas para atender a todos que tiverem interesse em aprender e se conectar com o mundo”, comentou o prefeito que agradeceu ao Governo do Estado pela oportunidade.

O coordenador do Digitalagoas, projeto ligado ao Programa Alagoano de Inclusão Digital, Robson Paffer, destacou o empenho do governador Teotonio Vilela Filho, do secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Eduardo Setton, e do diretor-presidente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), Alyson Oliveira, nas ações de Inclusão Digital.

“O objetivo do programa é chegar às comunidades com dificuldades de acesso, e o Governo do Estado está trabalhando para melhorar cada vez mais esse programa. Esse telecentro representa muito, é um leque de oportunidades que se abre para o Povoado Agreste, cuidem bem dos equipamentos e aproveitem ao máximo as capacitações que serão ofertadas”, finalizou Robson.

Por Isabelle Carvalho / Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários