Grandes conquistas para a Informática Pública de Alagoas foram firmadas em 2012 por meio do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec). Os avanços aconteceram nas áreas de infraestrutura e armazenamento de dados, desenvolvimento de sistemas e sites, implantação de tecnologia nos órgãos, apoio técnico aos processos de tecnologia da informação e inclusão digital, com a implantação de telecentros e oferta de cursos gratuitos através de Lan Houses.
“O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançou projetos importantes na área de Tecnologia da Informação esse ano, e o Itec tem participado ativamente desses processos como órgão consultivo nas diversas áreas do Governo, como Educação e Segurança Pública. Além do suporte às áreas, o Itec tem fortalecido sua infraestrutura para atender às crescentes demandas, e construído novos projetos para aumentar o alcance da Infovia Digital, que é a rede de dados estadual que interliga os órgãos do Governo”, destaca o diretor-presidente do Itec, Alyson Oliveira.
O Datacenter do Itec, que abriga os principais sistemas do Estado, como o Sistema Financeiro (Siafem), o Detran e o Integra, teve sua capacidade de armazenamento duplicada no mês de agosto, com a aquisição do 3PAR, um Storage conhecido pela rapidez e eficiência de armazenamento. O setor de infraestrutura também recebeu melhorias na parte de refrigeração, armazenamento e rede elétrica, inclusive com a chegada de mais um nobreak cedido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).
Com as melhorias, o Datacenter duplicou o número de máquinas virtuais para o Detran e dobrou a capacidade de hospedagem da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), passou a hospedar novos sistemas como a Delegacia Interativa, o Sispol da Polícia Civil, o sistema de inscrição para o vestibular da Uneal, novos sistemas da SEE e os sistemas do Ipaseal Saúde, da Desenvolve, de Pleitos e Ações (Sispa), além de integrar o servidor de domínio da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.
Em ações de Segurança Pública, o Itec está inserido no projeto de videomonitoramento de Maceió, coordenado pela Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds). O órgão está presente desde a definição do projeto e da elaboração do termo de referência e agora participa da primeira etapa de implantação, iniciada no segundo semestre, compondo a equipe de fiscalização responsável por acompanhar toda a obra de instalação dos equipamentos, atestando o cumprimento das condições estabelecidas no contrato.
“É um projeto diferenciado. Do ponto de vista da elaboração e execução do projeto, todas as etapas estão sendo feitas de forma bastante colaborativa, envolvendo conhecimentos e experiências de diversos servidores de diferentes órgãos do Estado. Um verdadeiro trabalho em equipe. Já do ponto de vista técnico, o patrimônio adquirido, principalmente a rede de fibra ótica, trará uma nova perspectiva para os projetos de TI do Estado, possibilitando que o caráter colaborativo seja uma premissa e promovendo a quebra de paradigmas nas parcerias entre as iniciativas pública e privada”, ressalta Alyson Oliveira.
Ainda na área de Segurança, o Itec está envolvido no projeto de Radiocomunicação Digital. “A troca do sistema atual de radiocomunicação, que é analógico, pelo digital deve ser viabilizada por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O Itec participou, juntamente com a Seds, da elaboração do projeto, que já está sendo apreciado pela Senasp”, explica o superintendente Raymundo Fernandes.
Em parceria com a Educação, o Itec atua no projeto de conectividade sem fio na rede estadual de ensino, Wi-fi nas escolas, que integrará alunos, professores e comunidade. A participação do Itec está vinculada à elaboração do termo de referência e ao processo de licitação, além de disponibilizar os 350 links necessários à implantação do serviço através da Infovia. A partir da implantação destes links, o Itec garantiu com o consórcio que administra a Infovia Digital Alagoas uma redução de 30% no valor de alguns serviços que compõem o contrato, como os Ponto de Acesso a Cliente (PAC), Ponto de Acesso Principal (PAP) e Ponto de Internet.
Na Fábrica de Software, área de desenvolvimento, o Itec lançou o sistema do Ipaseal Saúde, concluiu o Sistema da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) – que deve entrar em funcionamento ainda este ano com um novo site -, desenvolveu o sistema de controle das informações do Datacenter e um Sistema de Projetos e Demandas para a Fábrica de Software.
Lançou ainda novas versões para o Sistema Não Perturbe do Procon, o sistema de Cadastro de Agenda do Centro de Convenções e o Sistema de Recursos Humanos, que está implantado no Itec e em homologação nas Secretarias de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) e da Ciência da Tecnologia e da Inovação (Secti).
O trabalho de implantação de sistemas nos órgãos, com treinamento para os setores, também avançou. O sistema online de Almoxarifado (Siapnet), desenvolvido pela Uncisal, já está implantado em 13 órgãos.
Já o sistema de contratos e convênios, uma parceria com o Detran e a Seinfra, está na fase de homologação pela Amgesp e Seinfra. Em relação ao sistema de frota, parceria com a Amgesp, o primeiro módulo está sendo homologado pela Amgesp e pelo Itec, com previsão de funcionamento para os próximo dias.
A Fábrica de Sítios completou a marca de 65 sites lançados para o Governo de Alagoas em 2012, esse número não contabiliza os projetos que já estão concluídos e aguardam lançamento, como é o caso do Portal do Governo de Alagoas, que centraliza informações e serviços para o cidadão. Além disso, a Fábrica lançou dez novos sites como Amgesp, AL Previdência, Arquivo Público, Emater, Ipaseal Saúde, Teatro Deodoro, Gestão Pública, Ideral, Turismo e dos Centros de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana (Caaup). O sistema de envio de newsletter, que hoje conta com 13 informativos de órgãos governamentais, também expandiu, com a criação de quatro newsletters em 2012.
Inclusão Digital
O projeto de Inclusão Digital, Digitalagoas, está com 41 telecentros funcionando em todo o Estado, dos quais 17 foram implantados em 2012.
No projeto Alfabetização Digital, que também integra o Digitalagoas e é realizado em parceria com o Sebrae, dos 50 mil cartões distribuídos em 2012 para acesso gratuito a cursos de educação à distância através de lan houses alagoanas credenciadas, um total de 27.500 alunos já concluíram os cursos. Este projeto possui investimentos de cerca de R$ 2,5 milhões do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).
“Em conjunto com o Sebrae, estamos definindo novas ações para dar continuidade a esse projeto. Levantamentos realizados pela instituição mostram que já existe demanda para populações de outros municípios não contemplados nesse primeiro projeto, bem como demanda para cursos avançados para os alunos que concluíram os primeiros cursos”, anuncia o coordenador do Digitalagoas, Robson Paffer.
Por Agência Alagoas