Palestras, brainstorming, mentorias, acompanhamentos e avaliações. Esses são alguns dos componentes da Maratona de Inovação de Games, que acontecerá entre os dias 1 e 3 de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió, durante o maior evento de marketing e negócios do Nordeste, o Trakto Show 2024.
Promovida pelo Laboratório de Inovação Inclusiva (Liinc), a Maratona de Inovação de Games conta com apoio da Trakto e patrocínio da Secretaria de Estado da Ciência e da Tecnologia (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
De acordo com o edital, a Maratona pode ser comparada com um Game Jam, sendo um evento de caráter multidisciplinar e colaborativo, que visa desenvolver jogos digitais, explorando e abrindo espaço para ideias criativas e soluções inovadoras. Além disso, a Maratona também tem como objetivo fomentar o espírito de comunidade de inovação em jogos digitais em cerca de 54 horas de muita agitação, desafios e competitividade entre os participantes.
O professor Hérmani Magalhães, da Unidade de Santana do Ipanema da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), coordena a Maratona e diz que, com esta edição, almeja contribuir para o desenvolvimento do setor de games no estado.
“Nesta edição de agosto, específica para o desenvolvimento de games, as equipes vão trabalhar em duas temáticas, que são a de entretenimento e a de educação, onde os participantes terão que desenvolver um game digital autoral em 48 horas. Com isso, queremos contribuir para o desenvolvimento do setor de games em Alagoas e, para tanto, convido todas as pessoas que já trabalham e as que não trabalham no desenvolvimento de games para aproveitarmos 3 dias de muito trabalho coletivo e conhecimento de alto nível, nesta Maratona”, disse.
Para ele, a Fapeal e a Secti têm papel fundamental para a realização das maratonas de inovação, que vêm contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador do estado.
“A Fapeal e a Secti têm um papel fundamental para a realização das maratonas, que são eventos gratuitos e de alto nível. Elas também contribuem para o desenvolvimento de ideias inovadoras, diante dos problemas socioeconômicos enfrentados em várias áreas da sociedade”, complementou Hérmani Magalhães.
Já o diretor executivo de Ciência e Tecnologia da Fapeal, João Vicente Lima, explicou que o apoio institucional visa formar equipes para fomentar nelas o desejo de concorrerem aos editais que venham a ser lançados para a criação de empresas.
“As maratonas visam apoiar a formação de equipes para que elas possam introjetar valores e conceitos de negócios pensando uma ideia, uma solução de um produto para que, em seguida, possam, com equipe já constituída e treinada, participar de editais de criação de startups lançados pela Secti e pela Fapeal”, destacou o gestor.
Ele contou ainda que o apoio à Maratona foi pensado justamente no público mais jovem que sentia falta de uma fase mais preparatória onde pudessem formar as equipes e treinar para tirar uma ideia do papel.
QUEM PODE PARTICIPAR DA MARATONA
O professor Hérmani destaca também que, para esta edição, não serão aceitas inscrições individuais, ou seja, para participar, os interessados devem formar equipes que contem com 3 a 5 integrantes e preferencialmente de forma multidisciplinar. O representante da equipe deve, obrigatoriamente, ter 18 anos completos na data da inscrição, mas quem tiver de 15 a 17 anos de idade e quiser participar, poderá se inscrever desde que acompanhado de seu representante legal.
Este representante deverá permanecer no evento para dar total assistência aos adolescentes da equipe e se responsabilizar pelos atos destes participantes entregando com 48 horas antes do início do evento o termo de responsabilidade, documento de identificação com foto dos pais e a carta de autorização dos pais para o seguinte e-mail: contato@liinc.com.br. E mais: cabe reforçar que, mesmo multidisciplinar, um mesmo participante não poderá integrar mais de uma equipe.
DINÂMICA DO EVENTO
A Maratona de Inovação de Games é dividida em duas categorias: entretenimento e educacional. Será apresentada a temática de cada categoria na abertura do evento, ou com uma certa antecedência a depender da complexidade do tema. Ou seja, cada categoria terá uma temática específica para que todos os projetos comecem do zero.
No último dia, 3 de agosto, será realizado o Demoday com a apresentação das soluções das equipes participantes para a banca julgadora. A banca terá a responsabilidade de selecionar as melhores soluções desenvolvidas ao longo da programação. Somente um dos integrantes da equipe fará a apresentação à comissão julgadora em formato pitch com duração de até 3 minutos.
As três melhores equipes de cada temática, educacional e entretenimento, serão premiadas com troféus e certificados de reconhecimento. Quer saber mais? Clique aqui e confira o edital na íntegra.
NOVIDADES EM BREVE
Ainda de acordo com o professor João Vicente Lima, Fapeal e Secti preparam novidades em breve quanto à criação de novas startups, o que reforça ainda mais a importância do apoio a este evento.
“Vamos ter [em breve] um edital de startups Nordeste, um edital lançado entre a Secti e a Fapeal para criação de startups e, neste caso, o que a gente quer é que os interessados, os proponentes, eles ganhem ritmo e amadureçam suas ideias antes de virem pro edital. Isso ajuda a melhorar o nosso ambiente, a qualidade das propostas e das empresas que vamos criar. Estamos plantando agora para colher mais na frente empresas mais robustas e equipes mais fortes para que o negócio se desenvolva rapidamente”, salientou o gestor.
Acompanhe também a edição de número 212 do Minutos da Ciência que destaca a realização da Maratona de Inovação de Games clicando aqui.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 por meio do endereço eletrônico https://liinc.com.br/inscricoes/maratona-inovacao-games.