Governo de AL institui índice para aferir alunos da Educação Básica

29 dez 2015 - 09:49


Ideal vai avaliar qualidade das escolas estaduais e fixar metas; municípios podem fazer adesão.

Foto: Valdir Rocha / Agência Alagoas

Foto: Valdir Rocha / Agência Alagoas

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estabeleceu um instrumento próprio para aferir a qualidade do ensino das escolas da rede estadual e o desempenho de seus alunos.

A portaria 4.948/2015, publicada na página 11 no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 23 traz mais detalhes acerca do Índice de Desenvolvimento da Educação de Alagoas (Ideal).

De acordo com a portaria, o Ideal permitirá ao Estado avaliar a qualidade do ensino das escolas estaduais nas modalidades fundamental e médio, fixar metas e promover ações para a melhoria da qualidade do sistema de ensino da rede estadual. O índice também poderá subsidiar questões relativas à formação continuada e políticas de valorização dos profissionais da educação.

O Ideal será calculado com base em dois critérios: o desempenho escolar dos alunos, mensurado por meio do Sistema de Avaliação do Estado de Alagoas (Saveal) e, mais recentemente, a Areal – Avaliação de Larga Escala, aplicada em dezembro com mais de 98 mil estudantes do Ensino Médio; o fluxo escolar, o tempo de aprendizagem dos alunos, calculado pela taxa média de aprovação.

“O Ideal tem uma ligação direta para o estabelecimento de metas para o ensino médio e, de forma gradual, para que isso aconteça, a primeira ação é avaliação da aprendizagem e rendimento desta modalidade de ensino por meio da Areal”, explica Cheila Vasconcelos, supervisora de Estatística e Avaliação Educacional da Seduc.

Ainda segundo a portaria, em um período de dez anos, todas as unidades escolares deverão atingir Ideal iguais a 5,0 e 6,0, levando em conta uma escala de 0 a 10.

Municípios – As redes municipais também poderão fazer sua adesão ao Ideal por meio de duas opções: individualmente, para cada unidade escolar, em cada etapa do Ensino Fundamental; para cada ano, desde 2011 até 2025.

“Mesmo que o município já tenha um sistema de avaliação próprio, ele pode fazer adesão ao Ideal para utilizar a base de cálculos. Para fazer a adesão, basta preencher um termo que disponibilizaremos em breve”, explica Cheila Vasconcelos.

Para mais informações, os municípios podem ligar para a Supervisão de Estatística e Avaliação Educacional da Seduc pelos telefones 3315-1264/1265.

Por Ana Paula Lins / Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários