Governo convoca cientistas a definir prioridades para o SUS em Alagoas Chamado de Fapeal e Sesau diz respeito ao próximo edital do Programa de Pesquisa para o SUS, o PPSUS.

Tárcila Cabral / Ascom Fapeal

26 jun 2024 - 12:00


Pesquisadores e gestores de saúde pública precisam definir quais serão as linhas de estudo prioritárias, a partir da realidade alagoana. (Foto: Thallyson Alves /Ascom HGE)

O Ministério da Saúde, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) anunciam a construção da 8ª edição do Edital do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). Como demanda obrigatória antes da chamada pública, pesquisadores e gestores de saúde pública precisam definir quais serão as linhas de estudo prioritárias, a partir da realidade alagoana.

Os interessados, com a devida qualificação, devem responder a um formulário com questões relacionadas aos problemas enfrentados no SUS local, e elencados pela Sesau. É importante frisar que, diferentemente do que ocorreu em programas anteriores, as contribuições neste ano serão somente on-line, pelo formulário de respostas que receberá as submissões até o dia 02/07.

Estas contribuições irão basear a construção de áreas contempladas no próximo edital do PPSUS, por isso a importância da participação de profissionais.

O EDITAL

O PPSUS em Alagoas atingiu um padrão nacional de excelência graças ao seu modelo de gestão compartilhada entre a Fapeal e a Sesau. O programa, somente em sua última edição, destinou R$4 milhões de reais a investigações científicas e formação de profissionais. A finalidade da chamada é, ouvindo as demandas locais das instituições e pesquisadores competentes, construir soluções que tenha aplicação prática no SUS alagoano.

Através das contribuições ao formulário espera-se que, em breve, o edital seja publicado para disponibilização de recursos aos projetos de pesquisa. 

Comentários