Como parte da programação do projeto Governo no Sertão, o governador Teotonio Vilela Filho visitou, nesta quinta-feira (28), a unidade descentralizada da Farmácia de Assistência de Medicamentos Excepcionais (Farmex) e o Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana de Ipanema. A farmácia foi inaugurada em dezembro do ano passado, sendo a 7ª unidade descentralizada a ser inaugurada no Estado.
A Farmex é responsável pela distribuição de medicamentos para o tratamento de mais de 50 doenças crônicas e complexas, como artrite reumatóide, hepatite C, esquizofrenia, Alzheimer, Parkinson, dor crônica, asma grave, esclerose lateral e múltipla, doença de chrom, puberdade precoce, deficiência de gh, além de disponibilizar tratamento imunossupressor aos pacientes submetidos a transplantes, dentre várias outras patologias.
A unidade atende aos 14 municípios da 9ª Região de Saúde, num total de mais de 226 mil habitantes. As demais sedes da Farmex estão localizadas em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, São Miguel dos Campos e Delmiro Gouveia. Até o final do ano, o Governo de Alagoas deve inaugurar unidade em Viçosa, União dos Palmares e uma no município da 2ª região a ser definido.
“A descentralização da farmácia do Estado representou um grande avanço do governo em nome de todo o povo sertanejo. Os pacientes têm o seu direito a saúde garantido sem precisar se deslocar até a capital”, destacou o governador Teotonio Vilela.
Segundo o diretor estadual de Assistência Farmacêutica, Fábio Pacheco, a meta em 2013 é de que toda a população do Estado esteja coberta pela farmácia estadual. “A Farmex é essencial, pois trabalha com tratamentos complexos, que necessitam do uso contínuo de medicamentos, muitos dos quais de difícil acesso e com custo elevado”, explicou o diretor.
Hospital Clodolfo Rodrigues
Ainda nesta quinta-feira, o governador tem agendada uma visita ao Hospital Clodolfo Rodrigues de Santana de Ipanema, que conta com uma equipe médica de plantão 24 horas e serve de referência para população de 25 municípios do Sertão, além de Pernambuco, Bahia e Sergipe. “O Hospital Clodolfo Rodrigues é de extrema importância para o sertanejo que pode contar com uma unidade hospitalar estruturada”, disse o secretário de Saúde, Jorge Villas Bôas.
Por Agência Alagoas