O governador Teotonio Vilela Filho e o vice-governador José Thomaz Nonô visitaram, nesta sexta-feira (18), o município de Cacimbinhas para verificar o andamento das ações do Governo que amenizam os efeitos da estiagem no semiárido. Teotonio Vilela, também acompanhado do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Napoleão Casado, esteve no local onde está localizado o sistema simplificado de abastecimento d’água para consumo humano e para a produção de alimento – que hoje já beneficia mais de 50 famílias.
O líder da comunidade, Paulo Teixeira, destacou a dificuldade de convivência com a seca, mas garantiu que o sistema está servindo aos moradores. “A seca é um câncer, mata. Tenho 55 anos, moro aqui desde que nasci. Antes as pessoas andavam 18km carregando balde com água. Se não fosse esse poço que traz água, estaríamos nessa mesma situação”, disse Paulo. “Essa água está sendo nossa força para enfrentar esse período de estiagem”, acrescentou o líder.
De acordo com Napoleão Casado, o sistema fornece água de qualidade, preservando o meio ambiente, e ainda desenvolve a piscicultura. Os alevinos, doados pela Codevasf, são criados no poço artesiano, que tem capacidade para 700 quilos de peixes, e após 90 dias são dispersados para o consumo humano. “Os municípios de Santana do Ipanema e Estrela de Alagoas já possuem esse sistema. No segundo semestre estarão implantados mais 101 sistemas simples só para água de consumo humano em todos os municípios afetados pela seca, sendo que, destes, 20 serão também para a criação de peixes”, explicou o secretário. Em Cacimbinhas, o poço tem uma vazão de 4,2 metros cúbicos por hora. Tem capacidade de ofertar 1.200 litros de água por hora para consumo humano.
Teotonio Vilela defendeu as ações que dão condições para que os sertanejos convivam com a seca, já que se trata de um fenômeno natural. “Essas ações devem ser permanentes, de longo prazo; não temos como se combater a seca, mas temos como oferecer ferramentas para que as famílias que moram nessas regiões atingidas consigam viver com dignidade”, reforçou o governador.
As obras do sistema adutor da Bacia Leiteira já foram iniciadas e vão atender a 19 municípios, entre eles, Batalha e Pão de Açúcar – que também receberam a visita do governador nessa sexta-feira.
Por Agência Alagoas