Governador pede a Dilma inclusão de 37 mil famílias em programas federais

02 abr 2013 - 16:06


Foto: Joselito Silveira

Foto: Joselito Silveira

O governador Teotonio Vilela pediu, na manhã desta terça (2), em Fortaleza, durante a 17ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, que a presidenta Dilma Rousseff inclua nos programas sociais Bolsa Família, Bolsa Estiagem e Seguro Safra 37 mil famílias do Sertão de Alagoas afetadas pela seca que estão fora desses programas.

Teotonio explicou que essas famílias estão inscritas no Cadastro Único e alertou que assim como Alagoas, há situações semelhantes em outros estados. Em todo o Nordeste, são 361 mil famílias excluídas desses benefícios, segundo dados do Ministério da Integração Nacional, confirmados na reunião pelo ministro Fernando Bezerra.

“Tenho dito que apesar dessa ser a mais longa e dura estiagem dos últimos anos na região, esta seca não tem retirantes e nem saques, exatamente por conta de programas como Bolsa Família, Bolsa Estiagem e Seguro Safra”, afirmou o governador.

Teotonio disse que em Alagoas existem dois pluviômetros implantados há cerca de cem anos e que registram ser essa a maior seca dos últimos 98 anos no Estado. “Essa seca já torrou o Semiárido alagoano, já provocou perdas inestimáveis na agricultura e nos agronegócios no Estado e começa agora a atingir a economia com um todo em Alagoas e no Nordeste”, advertiu.

O governador pediu ao governo federal uma atenção diferenciada para o problema. “Essa situação exige intervenção imediata tão logo comece a chover e, até lá, precisamos reforçar as ações emergenciais e investir em obras estruturantes”, reforçou. “A seca já atinge o comércio e a Zona da Mata Alagoana”, destacou.

Agradecimentos

O governador agradeceu à presidenta Dilma pelo investimento no Canal do Sertão de Alagoas, citando a conclusão dos 65km da obra e os recursos anunciados por ela, no dia 13 de março passado, para execução do canal até o km 122. Teotonio também agradeceu a atenção dispensada ao Estado pelo ministro Fernando Bezerra, da Integração Nacional, e parabenizou o governo federal pelas ações e atenção com o Nordeste na emergência dessa estiagem.

Por Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários