José Carlos Malta Marques fará visita à Santana do Ipanema e outras três cidades do Sertão alagoano.
O governador em exercício, José Carlos Malta Marques, terá uma agenda extensa nesta terça-feira (18), quando visitará municípios da região do Sertão alagoano. Dentre um dos locais está sua terra natal, a cidade de Santana do Ipanema. Também está na rota, as cidades de Dois Riachos, Olivença e Poço das Trincheiras.
De acordo com a agenda divulgada pela assessoria do governo, Malta iniciará as atividades às 09h30, chegando à cidade de Poço das Trincheiras, mais precisamente na comunidade Várzea de Dona Joana. Junto com o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Artur Rogério Ferreira, o governador entregará um sistema de dessalinização para os moradores dali.
Dois Riachos
O próximo compromisso, uma hora depois, está marcado em Dois Riachos, com a inauguração duplicação da adutora Santana do Ipanema – Dois Riachos. Segundo o Governo, a obra beneficia aproximadamente 12 mil pessoas na cidade de Dois Riachos e em alguns povoados de Santana, levando mais água para o consumo humano.
A nova adutora tem 17 quilômetros de extensão e, juntamente com o novo reservatório da cidade de Dois Riachos, recebeu investimentos da ordem de R$ 5.263.764,26. Os povoados Areia Branca, em Santana, e Pai Mané, em Dois Riachos, também já recebem água da nova estrutura, que é operada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
A duplicação da adutora passa a integrar o Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, cuja captação de água para 19 cidades ocorre no rio São Francisco, no município de Pão de Açúcar.
Olivença
Por fim, às 11h30, Malta Marque estará na companhia do secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Vital, e juntos visitarão a obra do sistema adutor da Bacia Leiteira, no trecho localizado no município de Olivença.
A construção da ampliação e reforço da Bacia Leiteira já está com 58% dos trabalhos executados e garantirá, quando concluída, o abastecimento contínuo de água para cerca de 200 mil pessoas dos 19 municípios integrantes do sistema adutor do semiárido alagoano.
A obra também conta com a construção de uma nova estação de tratamento para o Sistema da Bacia Leiteira e a implantação de 14 novos reservatórios. A ordem de serviço para iniciar as obras foi assinada no dia 16 de janeiro deste ano.
Da Redação com Assessoria