Governador destaca interação entre universidades públicas e privadas

26 abr 2013 - 10:59


Foto: Tércio Capello

Foto: Tércio Capello

O governador Teotonio Vilela Filho visitou, nesta quinta-feira (25), os estandes do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia no Centro de Convenções. O evento é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e reúne 15 mil inscritos da comunidade acadêmica com o propósito de compartilhar informações por meio de mesas redondas, oficinas, minicursos, palestras e apresentações culturais.

Teotonio destacou o pioneirismo do encontro das universidades públicas e privadas em Alagoas – o que reforça a importância das parcerias para desenvolver do Estado. “O espírito hoje é esse, é de interação. Compartilhar para favorecer a comunidade acadêmica e aprimorar o conhecimento de todos”, frisou. “Eventos como esse geram novas ideias, novas perspectivas, mais conhecimento. É uma forma de estimular o conhecimento e incentivar a pesquisa”, comentou o governador.

O estande montado pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação expõe as maquetes do Polo Agroalimentar de Batalha e Arapiraca. As duas obras estão em andamento, com conclusão prevista para o mês de julho.

Ao visitar o estande da secretaria, acompanhado do chefe da pasta, Eduardo Setton, o governador destacou que as obras vão beneficiar os produtores rurais com o uso da tecnologia.

Em Batalha, será desenvolvida a tecnologia para o setor produtivo do leite e derivados – já que esta é a principal cadeia produtiva da região. No município de Arapiraca, o Polo vai prestar serviços tecnológicos, contribuindo para o setor produtivo agroalimentar nos segmentos de mandiocultura e hortifruticultura, fortalecendo os Arranjos Produtivos Locais (APLs) e tornando-os mais competitivos.

“Aonde a tecnologia pode ajudar no trabalho da agricultura familiar? Esse é o questionamento que nos direciona para a realização dos projetos na área rural com parcerias importantes como a Ufal e Uneal, para criarmos novas ferramentas”, defendeu Teotonio. “É a tecnologia indo para o Agreste e Sertão para gerar benefícios que melhorem o trabalho do pequeno produtor”, acrescentou.

Teotonio passou por todos os estandes, entre eles os da Ufal, Uneal, Fapeal, Fits, Cesmac e Escola Técnica Residência e Saúde.

Por Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários