Teotonio Vilela viu o funcionamento da maior obra hídrica do Estado que vai atender a mais de um milhão de sertanejos.
O governador Teotonio Vilela Filho visitou, nesta terça-feira (29), em Delmiro Gouveia, os 65km iniciais do Canal do Sertão, que recebeu água pela primeira vez. A obra do Canal do Sertão é a maior construção hídrica do Estado e a maior do Nordeste nos últimos 20 anos, beneficiando mais de um milhão de sertanejos afetados pela estiagem. O Canal vai levar água para as adutoras, que atendem a 32 municípios do semiárido, além abastecer os carros pipa, que antes faziam cerca de oito viagens em busca de água.
O governador classificou o dia como “histórico” por significar a concretização de um projeto que vai levar água para o consumo humano, a pecuária, piscicultura e agricultura. “Comemoro o meu aniversário hoje aqui e sem dúvida esse é meu melhor presente. É a realização de um sonho antigo, desde a minha época no Senado; meu respeito e carinho pelo povo sertanejo é representado nessa obra onde tantas outras pessoas deram sua valorosa contribuição”, disse.
Teotonio lembrou ainda que fez mais de 30 pronunciamentos em defesa do Canal do Sertão enquanto senador para evitar sua desativação. “O Canal já é o segundo rio de Alagoas, só perde para o Rio São Francisco, são 30 metros cúbicos por segundo”, comemorou. “Fui defensor desse projeto, tenho muito orgulho. A seca não se combate, precisamos de meios para que o sertanejo conviva dignamente com esse fenômeno natural”, enfatizou o governador.
Após a visita, Teotonio visitou o canteiro de obras onde almoçou com os trabalhadores e agradeceu o esforço de todos que contribuíram com o bem do Estado. Mais de 2 mil pessoas estão envolvidas na obra. “É uma legião de trabalhadores que beneficiam uma legião de sertanejos que tiram seu sustento da terra, que dependem dessa água para sobreviver. Esses trabalhadores merecem o nosso reconhecimento”, destacou o governador. “No início do governo, não tínhamos um palmo do Canal construído, já temos os primeiros 65 km e até o final de 2014 será entregue a 3ª etapa”, afirmou.
Teotonio fez a visita acompanhado dos secretários de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Napoleão Casado e da Agricultura, José Marinho.
Agência Alagoas