O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB) anunciou no fim da tarde de ontem, segunda-feira (9) que tomará ainda esta semana algumas providências para ajudar cidades atingidas pela seca no estado. Entre as medidas, o gestor cogita o uso de recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) para a ajuda dos prefeitos alagoanos.
A divulgação das ações do governador aconteceu após uma reunião com oito prefeitos alagoanos, também ontem, que informaram a situação cada vez pior que vive algumas cidades. Segundo dados do próprio Estado, mais de 415 mil alagoanos sofrem com a seca no Estado e a crise já atinge 36 municípios.
De acordo com o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Marcelo Beltrão (Jequiá da Praia), o reconhecimento da situação de emergência pelo governo federal foi tardio, somente este ano. “O plano de trabalho foi entregue esta semana. Possivelmente, serão mais 30 ou 40 dias até que ações comecem a ser executadas. Não podemos esperar até lá. Os recursos dos municípios estão se esvaindo”, explicou.
Além dos recursos do Fecoep, o governador Renan Filho garantiu que terá um contato diário com os prefeitos para o conhecimento da situação das cidades, além de imediato, o contato com a Defesa Civil Estadual. “Esse não é um problema dos municípios, é uma questão de Estado”, frisou o gestor estadual.
Da Redação com Agência Alagoas