Emissora dos Marinho perdeu 10% de audiência no ano passado; média foi de 14,7 pontos, no quinto ano consecutivo abaixo dos 20 pontos; todas as emissoras perderam espectadores; internet e TV por assinatura continuam fazendo estragos na mídia tradicional.
Todas perderam, mas foi a Globo a emissora de televisão que, em 2012, atingiu sua pior marca no Ibope no período dos últimos dez anos. Dona de um índice médio anual de audiência, entre 7h00 e meia-noite, de 20,3 pontos em 2002, a Globo de João Roberto Marinho atingiu apenas 14,7 pontos no ano passado, amargando o quinto ano abaixo da faixa dos 20. Em relação ao resultado de 2011, a perda foi de 10%. Cada ponto corresponde a 60 mil domicílios na Grande São Paulo.
A Record, com audiência 13% menor do que a de 2011, fechou o ano com a marca de 6,2 pontos de média. Logo atrás, reduzindo a diferença registrada no período anterior, o SBT, do empresário Silvio Santos, com 5,6 pontos. A Band ficou com 2,5 pontos, enquanto a RedeTV! teve apenas 0,9 ponto.
As explicações para a perda generalizada de audiência entre as emissoras de tevê aberta são muitas, da baixa atratividade dos programas à concorrência com as tevês por assinatura. Não há dúvida, porém, de que o aumento nos volumes de acesso à internet, em sitos de jornalismo, entretenimento e informação segmentada, também contribuiu para os resultados ruins.
A RedeTV! foi a emissora que mais perdeu audiência entre um ano e outro, com média 37% menor em 2012. Uma das explicações foi a ida do programa Pânico na TV para a Rede Bandeirantes.
Brasil247