A Gestão Ambiental da BR-316/AL, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), retomou as suas atividades desde a terceira semana de janeiro. A equipe realiza os serviços de Gerenciamento, Supervisão e a Execução de Programas Ambientais das obras de implantação e pavimentação da rodovia.
O objetivo é atender o Plano Básico Ambiental (PBA) e a Licença de Instalação (LI) de acordo com o Componente Ambiental do Projeto Executivo de Engenharia para Construção de Rodovias.
A equipe da UFV, que busca ainda aderir aos preceitos da Política Ambiental do Ministério dos Transportes e ao Termo de Cooperação, firmado com o DNIT, retomou com as atividades dos Programas de Recuperação de Áreas Degradadas, Regulamentação e Controle da Faixa de Domínio, Apoio a Realocação de Escolas Atingidas, Gerenciamento de Riscos Ambientais e Plano de Ação de Emergência, Comunicação Social e Apoio a Elaboração de Plano Diretor.
Desta forma, a Gestão Ambiental da UFV se acolhe aos termos jurídicos para que o processo de licenciamento ocorra de acordo com a legislação vigente nesse âmbito e, como resultado, sejam minimizados os danos ao ecossistema do sertão alagoano.
Um compromisso com a educação
A UFV pretende aproveitar a coleta dos dados para realizar trabalhos de pesquisa e de extensão em nível de graduação e de pós-graduação, sendo a BR-316/AL uma oportunidade para aplicar os conhecimentos, vivências e experiência adquirida ao longo de anos de pesquisa, ensino e extensão.
Por Assessoria / BR 316-AL