Em um momento reservado entre a esposa, mãe, filhos, netos, irmãos, cunhados, noras e genros, Chico Soares comemora 70 anos.
Filho do comerciante João Soares Campos e da dona de casa Dineusa Bezerra Campos, o ex-comunicador santanense, Francisco Soares Campos, celebrou neste sábado (7), 70 anos de idade. A data foi festejada na presença de familiares na cidade de Maceió, local onde atualmente reside.
Chico Soares, como ficou conhecido por seus amigos e pela comunidade onde trabalhou como radialista e começou a profissão, ainda na sua adolescência. Na década de 60 o sertanejo formalizou matrimônio com aquela a qual vive até hoje, Marleny Soares Santos, filha de Breno e Celina. A união aconteceu na Matriz de Senhora Santana, sob o comando espiritual do padre Luiz Cirilo.
A união logo gerou bons frutos, com a vinda dos filhos Flávio Henrique Soares Campos, Cristiane Maria Soares Moreira, Flavia Cavalcante Soares e Cristiano Soares. Atualmente, as ‘crias’ do casal também já providenciaram mais herdeiros, tendo num total de seis netos.
Vida profissional
Determinado a se dedicar à profissão de locutor desde cedo, Chico procurou realizar divulgações, especialmente os anúncios dos filmes no Cine Alvorada, de forma improvisada em um táxi, onde colocava alto-falantes e um precário sistema de som, mas eficiente para a época, início da década de 1970.
Com o apoio do seu pai, logo instalou o primeiro carro de som de Santana do Ipanema e da região do Sertão. A rural foi equipada com quatro alto-falantes, funcionando a motor movido a diesel.
Em 1981, o comunicador foi trabalhar na cidade pernambucana de Petrolina, onde atual inicialmente na Emissora Rural A Voz do São Francisco e posteriormente seguiu para a Rádio Grande Rio.
Voltou à Santana um ano depois e iniciou labuta na Rádio Correio do Sertão, onde já havia prestado serviço. Em seguida foi um dos pioneiros da Rádio Santana FM, que na época pertencia ao ex-prefeito Nenoi Pinto. Hoje a emissora mudou de nome e dono.
Em busca de melhorar o seu currículo radiofônico Francisco faz uma nova mudança de endereço, no ano de 1983. Desta vez sua família também foi junto, fazendo agora residência na cidade de Palmeira dos índios. Na região do Agreste, o filho de Dineuza começou prestando serviços à Rádio Sampaio AM. Ainda em Palmeira trabalhou também na Rádio Palmeira FM.
Mesmo a pouco mais de 70 quilômetros de distância, Chico nunca deixara sua terra. Entre idas e vindas a Santana do Ipanema e outras cidades, ele foi desenvolvendo trabalho de palco em campanhas política. Carnavais, Festa da Juventude, desfile de 7 de Setembro, entre tantos outros eventos que também faziam parte da sua rotina.
Em agosto de 2011 Francisco Soares passou a morar em Maceió. Nesse último quadriênio o santanense teve que enfrentar sérios problemas de saúde, pois acabou sendo vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A vontade de viver, junto com a força e apoio de sua família fizeram o profissional de comunicação superar mais uma etapa da vida.
E assim, no Dia do Radialista, aquele, que através da sua voz, levou o nome de Santana do Ipanema, além-fronteiras, comemora 70 primaveras.
Da Redação
Veja a galeria de fotos do aniversário de Chico Soares