O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o mês de março será pago nesta sexta-feira (10) a todos os mais de 5 mil municípios do país. Ao todo serão distribuídos valores de cerca de R$ 6,2 bilhões.
Comparado ao decêndio do ano anterior, este teve um crescimento nominal de 2,64%, ou seja, valores sem considerar os efeitos da inflação. Quando o valor do repasse é deflacionado, o crescimento se torna de 0,13%.
O total repassado aos municípios no período de 2023 apresenta um crescimento de 8,78% em termos nominais, em relação ao mesmo período de 2022. Ao considerar a inflação, o FPM até o momento teve um crescimento de 4,33%.
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) explica que o primeiro decêndio do mês sofre influência da arrecadação do mês anterior, uma vez que a base de cálculo para o repasse é dos dias (20 a 30 do mês anterior).
Desta forma, geralmente, o primeiro repasse do mês sempre é o maior e representa quase a metade do valor esperado para o mês inteiro.
Para conferir ainda mais detalhes dos repasses do FPM, desde o início do ano, CLIQUE AQUI. Para também saber quanto seu município recebeu da União, CLIQUE AQUI.