FPI 2023: 190 abordagens em transportes aquáticos foram realizadas na 1ª semana Atividade coordenada pela Equipe de Segurança no Transporte Fluvial notificou sete embarcações e apreendeu um veículo

Ascom / FPI do São Francisco

04 dez 2023 - 10:52


Foto: Ascom / FPI do São Francisco

Na sua primeira semana de atividades no Sertão de Alagoas, a equipe de Segurança no Transporte Fluvial da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco realizou um total de 190 inspeções. O monitoramento foi feito em embarcações de transporte de passageiros, de esporte e recreio na região ribeirinha de Penedo até Pão de Açúcar.

Durante a fiscalização, sete embarcações foram notificadas por apresentarem infrações e uma moto aquática foi apreendida devido a falta da habilitação do condutor. De acordo com o Tenente Azevedo da Marinha, este primeiro momento é de orientação para que os condutores busquem os ajustes em até oito dias. Caso a situação não seja resolvida, a infração vira um auto e pode chegar a ser multa.

“A FPI é muito importante para a gente poder fazer essas atuações junto com a comunidade aquaviária. E a gente considera que tanto as nossas abordagens quanto essas inspeções que nós fazemos são importantes para a gente conseguir um aumento na segurança de navegação na nossa região do Baixo São Francisco”, comenta o tenente.

Foto: Ascom / FPI do São Francisco

Ele pontua que é nítido o número reduzido de infrações porque muitas pessoas da região vivem de turismo e precisam estar regularizadas. “A presença da Marinha também gera uma credibilidade, os turistas gostam quando vêem a gente fazendo a inspeção onde ela vai navegar pois garantimos segurança”.

Iniciada no dia 27 de novembro, a FPI segue até o dia 08 de dezembro atuando por meio de 15 equipes diferentes. O objetivo dessa fiscalização é defender a Bacia do São Francisco com ações relacionadas ao Meio Ambiente e à proteção e desenvolvimento das comunidades ribeirinhas.

Foto: Ascom / FPI do São Francisco

 

CANOA LEGAL

O Projeto Canoa Legal é voltado para as comunidades que vivem à beira do Rio São Francisco e tem o objetivo de possibilitar a regularização das embarcações que por lá navegam visando reduzir o número de infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, propiciando o incremento da segurança da navegação na região. O projeto foi idealizado pela Agência Fluvial de Penedo e tem apoio da Marinha do Brasil.

Assessoria de Imprensa da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco

Comentários