FNDE lança Guia do PNLD Literário para a educação infantil Publicação reúne lista de livros que poderão ser escolhidos por professores para uso em escolas públicas de todo o Brasil

Do GOV.BR

26 set 2023 - 18:30


Lista de livros que poderão ser escolhidos por professores para uso em escolas públicas de todo o Brasil (Foto: Reprodução / GOV.COM)

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), disponibilizou nesta sexta-feira, 22, no sistema PNLD Digital, o Guia do PNLD 2022 – Objeto 2, com obras literárias voltadas para os alunos da educação infantil de escolas públicas de todo o Brasil. Enquanto o período de escolha das obras não é aberto, o que ocorrerá em breve, as equipes docentes já podem se reunir para debater quais publicações serão usadas nas bibliotecas ou espaços de leitura das unidades de ensino.

Para Nadja Cezar, coordenadora-geral dos Programas do Livro, a escolha dos livros deve ser feita com antecedência, cuidado e muito diálogo. “As obras que serão escolhidas pelos professores para o PNLD Literário são muito especiais, pois vão ocupar um espaço fundamental dentro da educação infantil e na formação das nossas meninas e meninos. O momento de pré-seleção desse material é muito importante, já que temos uma variedade grande de temas, e os professores devem escolher aqueles que são essenciais dentro do ambiente escolar.”

O Guia do PNLD apresenta um total de 23 acervos literários, sendo cada um deles composto por 53 a 55 livros diferentes. É desta lista que os professores vão escolher as obras mais adequadas ao projeto pedagógico das escolas. A quantidade de acervos distribuídos dependerá do número de alunos de cada segmento (creche e pré-escola): 

Até 25 alunos – 1 acervo
Até 50 alunos – 2 acervos
Até 100 alunos – 3 acervos
Até 200 alunos – 4 acervos
Acima de 200 alunos – 6 acervos

O Guia do PNLD 2022 – Objeto 2 está disponível neste link.

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – Dessa vez a edição do PNLD Literário passa a integrar um esforço múltiplo, fazendo parte da nova política do Ministério da Educação (MEC): o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A iniciativa tem como objetivo implementar ações que fortaleçam o desenvolvimento das crianças desde os primeiros anos na escola.

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