Fim da espera: antigo Cine Sesi agora é Arte Pajuçara e reabre as portas na 5ª

04 nov 2013 - 12:20


Foto: TNH1

Foto: TNH1

O fim do “jejum” do público de cinema de arte em Maceió já tem data. Após quatro meses de portas fechadas, o antigo Cine Sesi – referência na exibição de filmes que normalmente estão fora dos circuitos comerciais – será reaberto na próxima quinta-feira (7).

Sob o nome de Arte Pajuçara e administração de quatro novos sócios que encararam a missão de não deixar um importante centro cultural morrer, o empreendimento começa a funcionar a todo gás, com programação fechada até dezembro, os preços convidativos de sempre, novidades e eventos já consagrados pelos apreciadores da sétima arte, como o famoso Corujão.

O grupo investiu nas reformas exigidas pelo Corpo de Bombeiros, que interditou o local em junho deste ano, e adequou a estrutura física às normas de segurança contando com patrocínio de algumas empresas e apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Maceió e do próprio Sesi (Serviço Social da Indústria), que firmou parceria e cedeu toda a estrutura de áudio, vídeo, poltronas, etc,. já existente.

Por enquanto, o espaço é basicamente o mesmo já conhecido pelos antigos frequentadores, já que novas reformas ficarão para o ano que vem. Mas o conceito é novo, garante o sócio Felipe Chaves Guimarães. A ideia é que o centro inteiro respire cultura a todo o tempo.

“Queremos que a sala de cinema, o teatro, a cafeteria e até o hall se comuniquem. O Arte Pajuçara será um espaço da sociedade. Se já era antes, agora será totalmente de Maceió, com exposições permanentes, música, peças, filmes e a galeria de arte sempre ocupada”, explica Felipe, que integra o quarteto ao lado do cineasta Werner Bagetti, do jornalista Milton Pradines e do gestor cultural Marcos Sampaio, o Marcão, ex-coordenador do Centro Cultural Sesi.

A solenidade de abertura para convidados, que começa às 19h da próxima quinta, terá a exibição do impactante documentário brasileiro Elena, de Petra Costa. Alguns convites serão distribuídos gratuitamente no dia da abertura, a partir das 14h, na bilheteria do Arte Pajuçara.

Na sexta-feira (8), as portas da Sala Elinaldo Barros, assim batizada em homenagem ao professor e crítico de cinema alagoano, já estarão abertas ao público. Em cartaz, Os Amantes Passageiros, novo filme do espanhol Pedro Almodóvar. E as novidades já começam de imediato com o projeto “Curta Antes do Longa”, que exibirá curtas-metragens locais antes das sessões das sextas-feiras e sábados, os dias mais movimentados.

A programação completa do Arte Pajuçara estará no site www.artepajucara.com.br, que entra no ar neste domingo (3). Informações atualizadas sobre o centro cultural podem ser acompanhadas pelos perfis no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube (/artepajucara).

Novos projetos em busca do tempo perdido

Além de trazer de volta projetos que deixaram saudade, como o Corujão (o próximo acontece no dia 23 de novembro, com o premiado longa brasileiro Tatuagem) e a Mostra de Cinema Francês em dezembro, o Arte Pajuçara emplaca novas iniciativas, como a Mostra Em Busca do Tempo Perdido, que exibirá filmes que não chegaram a Maceió este ano ou que passaram pouco tempo em cartaz na cidade. “Traremos bons filmes de 2013 a partir do próximo final de semana, como O Grande Gatsby, Flores Raras, O Sonho de Wadjda, Antes da Meia-Noite e Domésticas”, conta Marcão, responsável pela curadoria do centro cultural.

Para impulsionar o movimento, a nova gestão disponibilizará ainda “O Poderoso Cartão”, uma espécie de assinatura anual de cinema, que dará direito a assistir todos os filmes exibidos no Arte Pajuçara quantas vezes quiser. “Você pode assistir tudo. É o ‘Poderoso Chefão’ mesmo”, brinca Marcão. “Comprando o cartão, o público também estará ajudando nos custos de reabertura do cinema”.

Uma vez por mês, uma sessão especial exibirá um filme indicado pelo crítico Elinaldo Barros.

Arte Pajuçara estará aberto ao público a partir do dia 8 de novembro

Já o teatro, que recebeu o nome de Sala José Carlos Lyra, em homenagem e reconhecimento ao presidente do Sesi Alagoas, será alugado para eventos e também abrigará atividades próprias, como um campeonato de videogame na tela de cinema previsto para janeiro.

“O nome [do teatro] também vem reconhecer os nove anos de trabalho e investimento do Sesi aqui, numa época em que quase ninguém investia em cultura”, afirma Marcão. “O presidente é um grande apoiador e a parceria deles foi fundamental para a reabertura do espaço”.

“Esperamos que sirva de estímulo para novas iniciativas”

Sem querer holofotes, os novos gestores do centro cultural esperam que o Arte Pajuçara estimule outras iniciativas na área. “Não conheço quatro pessoas que se juntaram para um empreendimento cultural dessa forma, como fizemos”, comenta Marcão.

O centro cultural também conta com patrocínio de três empresas privadas (V2 Construções, Grupo Ferreira Hora e o Banco Cidadão), mas a ideia principal, segundo Felipe Chaves, é transformá-lo em um equipamento cultural sustentável. “Muita gente queria esse espaço de volta. Acreditamos muito nisso aqui”, completa.

Do TNH1

Notícias Relacionadas:

Comentários