Um dos maiores eventos de música do Nordeste acontece nas ruas e prédios da cidade histórica às margens do Rio São Francisco. Estamos falando do Festival de Música de Penedo (Femupe), que, este ano, chega a sua 14ª edição e traz atrações nacionais e internacionais, que vão se apresentar de 17 a 21 de outubro. E o melhor, tudo de graça para quem quiser curtir e aproveitar.
Pois é, 2023 tem muitas novidades e uma delas é que o Femupe cresceu e, agora, passa a ter cinco dias de programação. Os penedenses e os alagoanos vão curtir atrações nacionais e internacionais e bandas de vários municípios do estado. “Estamos com muitos desafios para mostrar o que a música é capaz de fazer, como produzir pesquisa científica, atividades acadêmicas, promover a reciclagem de músicos, contato de alunos das escolas com a música de concerto e muito mais. Por isso, aumentamos os dias do Festival para cinco e esperamos que a população participe, porque fazemos tudo isso para as pessoas”, declarou Marcos Moreira, coordenador-geral do Festival.
O Femupe teve início em 2009 como Jornada Pedagógica para Músicos de Banda, de lá para cá se transformou e congrega várias atividades voltadas ao ensino da música, com fóruns, publicações, encontros, palestras, cursos e oficinas. Além de atividades acadêmico-científicas, o Festival promove apresentações e desfiles e retretas de bandas, shows, concertos e recitais.
Na programação deste ano, o evento terá a 14ª JPMB – Jornada Pedagógica para Músicos de Banda; o 4º Fórum Alagoano de Educação Musical; 6º Encontro Cemupe de Musicologia; 2º Fórum Afro-brasileiro Musical do Velho Chico; Encontro de Maestros Movimento Viva a Banda; 3º Fórum de Mulheres na Música; Encontro de Banda de Pífanos do Baixo São Francisco; desfile de Bandas de Música; shows e espetáculos. Também haverá muitas apresentações: Palco Penedo, concertos nas igrejas, concertos didáticos e música nas escolas, além de Feira da Música.
Confira as outras atrações musicais desta edição do Femupe para você acompanhar e se programar. As bandas de pífano Santo Antônio, de Penedo-AL, Esquenta Muié, de Marechal Deodoro-AL, e da Casa, de Piranhas-AL. Teremos o Barlavento, grupo musical que divulga e preserva o autêntico ritmo do samba-de-roda do recôncavo baiano; o Grupo de Saxofones da Escola Técnica de Artes da Ufal, a Camerata de Cordas da Ufal, Trio Dellas, da Ufal, e o Duo Trombone e Piano, com Nan Qi e Gilvando Azeitona, da Paraíba.
Também tem as atrações internacionais: Paulo Oliveira, Duo Rudá Porang, com Alberto Pacheco e Anderson Beltrão; Trio Iberian Ensemble, de Portugal, e Jair Mendes, da França, que vai se apresentar com o Grupo Timbodé, de Penedo. Eric Almeida e Hércules Gomes, de São Paulo; Duo Teca Gondim e Tota Portela, da Bahia.
E tem mais: De Sergipe vêm Clístenes Lisboa e Grupo Jazzlação Premiada, N. S. Santana, Fanfarra de Cristinápolis. De Pernambuco a Orquestra dos Meninos de São Caetano, Mozart Vieira e Sebastian Silva.
Coral Por em Canto, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal); o pianista, compositor, arranjador e autor teatral Tim Rescala, do Rio de Janeiro; Coral Infantojuvenil do Lar São Domingos, de Penedo; Imperial Coro de Penedo; Wellington Pinheiro e o Chorinho Penedense; as bandas de Alagoas Montepio dos Artistas, Sociedade Penedense; Fênix e Feminina Cemupe; e a cantora alagoana Mel Nascimento.
Confira abaixo a programação dos fóruns e palestras
17 DE OUTUBRO – TERÇA
14h – Palestra especial on-line: Semiótica e Música
(Canal Youtube do Cemupe TV)
Professor Luiz Tatit – FFLCH/USP
Coordenação: Kemesson Lemos
Local: Telão no Teatro 7 de Setembro
18 DE OUTUBRO – QUARTA
10h – 6º Encontro Cemupe de Musicologia – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem)/DGartes
Conferência de Abertura, com Suzel Reily – Unicamp/SP
Coordenação: Mary Biason/SP
Plenária: Grupo de Pesquisa Cemupe e convidados: Gerald-Guillot – Universidade de Bordeaux, França; Ana Guiomar – Universidade Federal Goiás (UFG); Beatriz Castro – UNB
David Cranmer – Universidade Nova, de Lisboa, Portugal; Thais Rabelo – Universidade Federal de Sergipe (UFS); Karina Gomes – UENF; Alberto Pacheco – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem), da Universidade Nova, de Lisboa.
Local: Auditório Zeca Peixoto – Centro de Convenções de Penedo
14h – Palestra especial: Trilha Sonora e seus caminhos
Tim Rescala, do Rio de Janeiro
Local: Teatro 7 de Setembro
15h – Série Papo de Compositor: “Produção Musical no Brasil”
Clemente Magalhães, do Rio de Janeiro
Alexandre Raine, do Rio de Janeiro
Leonardo Arecippo, de Alagoas
Mediador: Marcos Moreira, da Ufal
Local: Teatro 7 de Setembro
DIA 20 DE OUTUBRO – SEXTA
14h – Palestra especial on-line: A música e seus contextos
Professor Paulo Costa Lima, da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Transmitida pelo canal Cemupe TV / Local: Auditório da Casa da Aposentadoria
15h – Sessão de Comunicações e Lançamento de Livros
Encontro Pibid/RP Música
Coordenação: Marcos Moreira, Ziliane Teixeira e Kleber Dessoles – da Ufal
Local: Auditório da Casa da Aposentadoria
DIA 21 DE OUTUBRO – SÁBADO
13h – 5º Fórum de Educação Musical e Pedagogia
Conferência especial com o tema: Música e Educação
Professora Ziliane Teixeira, da Ufal
Convidados: Professores da rede pública e privada de Penedo, Faculdades de Pedagogia de Penedo e Professores da Ufal
Local: Centro de Convenções Zeca Peixoto.
14h – 8º Fórum de Maestros: Acervos, práticas e intercâmbios filarmônicos no Brasil e na Europa
Coordenação: João Paulo Lima da Cruz, Secretaria de Estado da Educação (Seduc/AL)
Conferência especial com o professor Emanuele Raganato, da Itália.
Plenária com Gilson Andrade, de Sergipe; Claudio Vieira, de Alagoas; Douglas Rocha, de Alagoas; e Pedro Serrano, de Castro Daire-Portugal
Local: Casa da Aposentadoria
14h – 2º Fórum de Mulheres na Música: Mulheres e o campo profissional
Tema: O papel das Mulheres na Música
Sessão de Debates
Coordenação: Mel Nascimento, de Alagoas
Local: Auditório da Secult
14h – 2º Fórum Afro-brasileiro Musical do Velho Chico: Africanidades entre o Atlântico
Sessão de debates com Sonia André e Raul Balate Junior, da Universidade Pedagógica de Maputo, de Moçambique
Participação de pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa moçambicanas: Pedro Júlio Sitoe, Delisa Angelina Chirindza, Tiago Chingore, Vitor Chibanga e Joaquim Borges Armando Gove – SMEAM, Instituto Superior de Artes e Cultura, Universidade Licungo e Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique.
Mediador: Danilo Luiz Marques, de Alagoas
Local: Teatro 7 de Setembro – Sala principal
O Festival
O Festival de Música de Penedo é uma realização da Universidade Federal de Alagoas – por meio do Centro de Musicologia de Penedo, curso de licenciatura em Música, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) e Pró-reitoria de Extensão (Proex) – da Prefeitura de Penedo e do governo de Alagoas.
O evento tem apoio do deputado Paulão e patrocínio do Sebrae e Instituto do Meio Ambiente (IMA). Entre os parceiros estão: Laboratório de Musicologia (Lamus), Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem), da Universidade Nova, de Lisboa, Dgartes ligada ao Ministerio da Cultura República Portuguesa. Também conta com as instituições Universidade de Bordeaux e Timbodé Percussivo da França, além das Universidades Pedagógica, SMEAM e Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique e marcas de Instrumentos Musicais de todo o Brasil.
Visite nosso site e fique por dentro de tudo que vai rolar no Festival de Música de Penedo.
Siga nossas redes:
@festival_musica_Penedo
@cemupemusicologia