Atrações culturais, apresentações e shows com artistas locais são atrações dos festejos, que também deverá ter a presença do cantor Agnaldo Timóteo.
Comemorando 138 anos de emancipação política, o município de Santana do Ipanema, no Sertão alagoano, iniciou os festejos alusivos à data nesta sexta-feira (19). De acordo com a diretoria de cultura da cidade, aspectos culturais e um lado mais tradicional da cidade sertaneja deverão ser apresentados para a população.
Documentário gravado em Santana do Ipanema
A abertura oficial das comemorações foi realizada na noite de ontem, na Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, onde aconteceu a exibição do documentário “Memórias de uma saga Caeté”, dirigido pelo cineasta, Pedro Rocha.
O documentário dirigido pelo alagoano resgatou a história do cinema alagoano, especificamente do filme “A volta pela estrada da violência”, do produtor e cineasta José Wanderley.
O filme, que foi distribuído e apresentado pela CAETÉS FILMES, na década de 70, teve grande parte de suas cenas gravadas em Santana do Ipanema, com atores alagoanos e também cidadãos santanenses com papeis importantes, como o Professor Alberto Agra que interpretou o juiz e o professor Alberto Santos que atuou como o Padre.
Além de Pedro, estiveram também presentes outros profissionais do cinema como os diretores, José Wanderley e Adnor Pitanga. Autoridades políticas do município como o prefeito Mário Silva, vereadores e secretários marcaram presença, além do diretor de cultura, Fernando Valões, responsável pela organização do evento.
O autor do documentário fez questão de relatar a importância que teve Santana, na hora de se escolher, como um dos locais para a gravação do seu documentário. “Quando vi o filme do José Wanderlei, me chamou a atenção, uma película, que mostrava um pistoleiro sendo carregado como santo num andor. Essa imagem foi feita na cidade de Maravilha”, relatou o cineasta.
O produtor José Wanderley também falou da sua experiência em produzir o filme, citou detalhes da produção e disse estar feliz em voltar a Santana do Ipanema, esperando que as lentes cinematográficas possam voltar mais uma vez a nossa cidade.
O diretor Adnor Pitanga, foi outro que fez questão de afirmar seu prazer em voltar à cidade sertaneja. “Voltar a Santana do Ipanema é sentir a emoção de rever depois de muito tempo uma pessoa querida”, afirmou.
Além da reprodução do documentário, foi disponibilizado no local, a venda de cópias do material, que além do documentário, conta também com o filme inteiro, recuperado por Pedro Rocha.
A festa em Santana do Ipanema, continua na noite deste sábado com a apresentação de atrações regionais, além da presença do cantor nacional, Agnaldo Timóteo. A programação dos festejos da Emancipação Política de Santana do Ipanema pode ser vista AQUI.
Da redação com Maltanet