A Festa das Cores terá sua primeira edição no município de Belo Monte, neste domingo (21), a partir das 15h da tarde, na Orla Fluvial. O evento contará com apresentações musicais do DJ Gele Trindade e Victor Lima. Além das apresentações musicais haverá um espaço gastronômico junto às belezas naturais do Rio São Francisco.
A celebração é derivada do Holi, um festival indiano antigo, originalmente chamado de Holika, com início muitos séculos antes de Cristo. O evento marca a chegada da primavera, e no Oriente é celebrado no fim de fevereiro ou no início de março.
O festival homenageia o deus Krishna e teve início como uma festa do triunfo do bem sobre o mal. Também promove a renovação dos relacionamentos de todas as castas e classes sociais com música, dança e pó colorido jogado no ar.
Em algumas partes da Índia imagens de Holika são queimadas e os hindus acreditam que essas cinzas trazem boa sorte. Depois dos folguedos e muitas cores pelo corpo as pessoas se arrumam para encontrar amigos e parentes e trocar doces.
Em Belo Monte, não será diferente. A Orla Fluvial possui uma estrutura singular com um letreiro produzido pelo Mestre Jasson, artesão com obras expostas internacionalmente, uma vista da casa de cultura que funciona também como Centro de Atendimento ao Turista.
Quem estiver na cidade vivenciará algo único no que diz respeito a eventos no sertão alagoano, um verdadeiro esquenta para o “Belo Monte aqui é carnaval” que irá arrastar foliões em blocos e shows imperdíveis.
A ação é promovida pela Prefeitura de Belo Monte, por meio da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura com o apoio
operacional do Núcleo Turismo, Desenvolvimento e Inovação do Instituto Gestar.