Baía do Sancho é eleita pelo segundo ano consecutivo como a número 1 na avaliação dos internautas.
O Brasil é bicampeão no ranking das praias mais belas do mundo, na opinião dos internautas.
A Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), é a vencedora, pelo segundo ano consecutivo, do Travellers’Choice 2015 – prêmio realizado por um dos maiores sites de viagem do mundo: o Trip Advisor.
A pesquisa considera as melhores avaliações dos usuários que visitaram praias, brasileiras e estrangeiras, nos últimos 12 meses.
A rede global do TripAdvisor, presenz em 45 países, possui 315 milhões de visitantes ao mês, com mais de 200 milhões de avaliações. Dados de julho de 2014, registraram 3,6 milhões de visitas na versão brasileira do endereço eletrônico. O prêmio Travellers’ Choice 2015 também elegeu os hotéis mais bem avaliados pelos colaboradores e, mais uma vez, o Brasil emplacou um empreendimento entre os dez melhores.
No final do ano passado, Fernando de Noronha destacou-se entre as melhores práticas de gestão e inovação no Índice Competitividade, uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae. Com o projeto Mais Noronha, adotado pelo Arquipélago, turistas que desejam visitar a região pode adquirir pacotes de viagem com descontos de até 30% na baixa temporada (abril a junho), minimizando os impactos da queda de arrecadação no destino com a sazonalidade.
Fernando de Noronha é o destino mais desejado pelos brasileiros, segundo estudo do Ministério do Turismo (2012). O Arquipélogo é um santuário ecológico, com vida marinha exuberante e praias cristalinas para a prática de mergulho e surfe.
O Morro Dois irmãos, no Mirante de mesmo nome, é um dos principais pontos de contemplação de suas belezas naturais. Há também atrativos culturais como as ruínas do Forte São Pedro do Boldró e a Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios.
Pernambuco está entre os estados do Nordeste que mais receberam turistas no ano passado, cerca de 3 milhões, segundo secretaria de turismo estadual.
Outros destaques
Além da ilha, outras duas praias brasileiras aparecem na lista mundial de 25 destinos: são a Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE), e a praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande (RJ). Na lista das melhores da América do Sul, as praias brasileiras ocuparam os sete primeiros lugares.
Além das três da lista mundial, aparecem, em ordem de classificação, as praias de Arraial do Cabo (RJ), Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha, Baía dos Golfinhos, em Pipa (RN) e Praia do Farol (RJ).
Fernando de Noronha
Mais de duas mil pessoas vivem em Fernando de Noronha. Essa população é remanescente dos diversos regimes implantados no arquipélago. São descendentes de prisioneiros, de militares, de pessoas que vieram prestar serviços e ficaram ou turistas atraídos pelo arquipélago e que nele vieram viver.
Para a sobrevivência dessa população e para o atendimento ao turismo crescente praticado no arquipélago, muitos serviços foram sendo implantados. Fornecimento de energia elétrica, abastecimento d’água, educação maternal, infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Saúde, coleta e reciclagem de lixo, obras urbanas, telefonia, comunicações por rádio e televisão, entre outras, afora o incentivo à criação de associações de classe.
Taxa de Preservação Ambiental
O turista que pretende ir ao arquipélago deve ficar atento a algumas orientações. Uma delas é a cobrança da taxa de acordo com os dias de permanência na Ilha. A Taxa de Preservação Ambiental. No entanto, se, por acaso, você sair antes do período programado e já tenha pago, terá direito à restituição da diferença antes de embarcar para o continente.
Da mesma forma, se resolver prolongar a visita, o valor referente aos dias a mais será cobrado no dia do embarque. E o pagamento pode ser feito à vista, cheque, cartões de crédito, dólar etc.
O valor da taxa é R$ 51,40 por dia e deve ser pago no aeroporto no momento do desembarque ou pela internet. Existe também uma taxa de preservação que deve ser paga para fazer as trilhas e custa em média R$ 10.00.
Essas e outras informações podem ser acessadas no site do governo de Pernambuco.
Por Ministério do Turism, com Governo de PE