Feliz Ano Novo Com A Paz de Jesus Cristo
31 dezembro 2020
Um novo ano está chegando e para muitos este ano foi o pior de todos. No entanto, jamais poderemos esquecer que Deus está no comando da vida e nunca nos colocaria em uma situação de dificuldade que não fosse para o nosso bem. Reflitamos sobre o que escreveu Paulo aos Felipenses: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus (Felipenses 4:6-7).
Em nossa vida comum, quando estamos enfermos buscamos um atendimento médico, que, dependendo da situação da nossa enfermidade, nos receita medicamentos ou até cirurgias, que nos colocam em situações de angústia e dores físicas, mas que, em sua maioria nos livramos das enfermidades, principalmente quando seguimos todas as recomendações dos profissionais de saúde.
Imaginemos então o Pai Celestial, que tanto nos ama, a ponto de nos enviar o seu filho Jesus para nos salvar, mesmo sabendo que que Ele seria maltratado, humilhado e crucificado pelos homens. Diante de tudo o que aconteceu com Jesus, Deus atendeu aí seu pedido, no momento em que se encontrava na cruz: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo” (Lucas 23:34).
Mas o exemplo trazido por Jesus já seria o bastante, caso nós seguíssemos os seus conselhos, entre eles: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento! Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37-39).
Assim, eu vejo esta vinda do coronavirus como um alerta a nós todos da nossa “casa” chamada de Planeta Terra, quando poderia ter sido muito pior caso acontecesse uma terceira guerra mundial, já que o armamento mais utilizado seriam as bombas nucleares, trazendo assim uma destruição que jamais podemos imaginar o tamanho do prejuízo. Vejamos o que nos diz Jesus, sobre a aflição que sentimos: “Aproxima-se a hora, e já chegou, quando vocês serão espalhados cada um para a sua casa. Vocês me deixarão sozinho. Mas eu não estou sozinho, pois meu Pai está comigo. Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:32-33).
O que nos cabe neste momento, assim como em todos os dias em que Deus nos dá uma nova oportunidade de crescermos espiritualmente, é seguirmos o nosso Mestre Jesus, quando nos recomendou: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:41).
Diante da visão cristã, eu desejo a todos os irmãos um novo ano cheio de esperança e sabedoria, a fim de que possamos construir um mundo de paz, sendo que, para isso, buscaremos melhorarmos, primeiramente, a nós mesmos. Para isso, eu trago a seguinte leitura do Evangelho: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma” (Tiago 1:2-4).