No último sábado (01/06/2013), a Equipe de Reportagem Olha na Web – ONW, visitou a feira livre de São José da Tapera. Ambulantes opinaram e pediram ajuda para que melhorias sejam feitas urgentes naquela localidade.
Marcos Antônio F. N. foi entrevistado, e afirmou que sofre com o abandono da Vigilância Sanitária; lembrou ainda que o antigo Açougue Público Municipal está fechado, e em suas casas estão aparecendo ratos e baratas, vindos de dentro do antigo açougue. Também relatou que fica difícil conviver onde a Vigilância Sanitária do município não faz sua parte. Ele é filho de comerciante; sua mãe tem uma loja na mesma rua da feira, mas, como dia “fica difícil até para as vendas, ninguém quer comprar onde as ruas são cheias de ossos, bactérias, as quais podem acarretar vários tipos de doenças para a população”.
O ONW perguntou a Marcos Antônio se ele tinha ideia do que fazer para mudar essa situação, sem acabar com a feira e também não prejudicar a saúde dos taperenses. “Se a Prefeitura Municipal quiser fazer algo em prol de nossa saúde e ao bem de todos, é apenas colocar os feirantes que vendem carnes no antigo açougue”, disse.
Analisamos o caso vimos que o problema é grave! A antiga casa de farinha estava fechada e o antigo açougue funcionava. Agora o caso inverteu! Enquanto o antigo açougue está fechado a antiga casa de farinha virou o atual açougue do município.
Empresários da localidade também falaram ao ONW. A primeira a ser entrevistada foi a empresária da Granja Mayara, a mesma informou que não quer ir para o antigo açougue, pois, “a ventilação da rua é melhor”.
Outro a ser entrevistado foi o vendedor “Neguinho do Galeto”. Em sua opinião seria melhor a mudança, pois toda a população iria gostar. De acordo com ele, além de ter um local fixo e coberto, está livre de chuva e sol. E também a saúde dos feirantes seria melhor, já que a vigilância do município não esta fiscalizando.
Um taperense que estava fazendo compras na localidade, e preferiu não ter sua identidade revelada, falou ao ONW. Ele é a favor de trocar a feira livre para o antigo açougue! “Nossa população merece respeito e dignidade!”, disse. .
Hoje dia 05 de Junho de 2013, o Secretario do Meio Ambiente de São José da Tapera informou, por telefone, aos ouvintes da Rádio Liberdade, que no próximo dia 14 deste mês estará reunindo todos os feirantes (vendedores de carnes) que estão com bancas na feira, para falar sobre a reforma que a Prefeitura de São José da Tapera irá realizar no antigo Açougue Municipal para o uso dos comerciantes de carnes que ainda estão expostos nas ruas da feira livre da cidade sertaneja.
Será que os feirantes iram aceitar a proposta da Prefeitura Municipal de São José da Tapera? O que será que a Vigilância Sanitária anda fazendo que não faz a fiscalização?
Geovane Timoteo – Olha na Web