Goretti mostra este universo cheio de curiosidades, os pequenos detalhes, como as bancas e as barracas, as pessoas e seus comportamentos, os produtos vendidos, dentre tantos outros.
O jornal alagoano O Dia, em seu caderno Campus-Ufal, trouxe para as bancas de revistas de Maceió no último sábado (10) uma interessante matéria sobre a feira livre. O palco escolhido para a vivência desse espaço de ocupação popular foi a cidade de Santana do Ipanema, no Médio Sertão de Alagoas.
Através de um descrever simples, a jornalista santanense Goretti Brandão registrou em imagens e texto várias cenas do local. O acontecer da feira é mostrado através de aspectos do seu cotidiano e de suas características próprias.
Goretti mostra este universo cheio de curiosidades, os pequenos detalhes, como as bancas e as barracas, as pessoas e seus comportamentos, os produtos vendidos, dentre tantos outros. O comércio a céu aberto, o matuto, a própria feira como lugar mágico, construído toda semana, trazidos para o texto, tem objetivo de trazer para a observação do leitor, a riqueza que está presente no contexto. E o quanto são belas as imagens e as cenas, daquele espetáculo natural ali encenado pela população.
Segundo informações da jornalista, a matéria apresentada é um pontapé inicial para uma série de trabalhos, a serem produzidos pelo Campus-Santana do Ipanema, o qual ela é sua representante, sendo posteriormente publicados pelo jornal O Dia.
A proposta é reunir estudantes e escritores santanenses, e suas produções de textos, sobre a história local, crônicas do cotidiano, folclore e memórias, que contribuirão para um grande painel das coisas santanenses. A idealização deste importante projeto, que tem como foco abranger todo o sertão, é do conhecido mestre das Alagoas, o Professor Doutor Sávio de Almeida.
Para aqueles que desejam ler a matéria e não têm acesso ao jornal, a partir da próxima quarta-feira, 14, ela estará disponível neste endereço.
Por Goretti Brandão / Colaboração