Feira dos Municípios é aberta oficialmente

18 jan 2013 - 08:58


Músicas, folclores e artesanatos típicos dos quatro cantos de Alagoas que se misturam nos corredores do Centro de Convenções durante a sétima edição da Feira dos Municípios, que teve sua abertura solene ontem (18), com a presença de diversas autoridades. O evento organizado pela AMA em parceria com IBCOM acontece até domingo, dia 20, das 15h às 22h, e traz o que cada município tem de melhor.

O presidente da AMA, Palmery Neto, que está encerrando seu mandato, destacou a importância da Feira para movimentar a economia local. “Os artesões passam o ano todo trabalhando, produzindo, para chegar aqui e comercializar tudo. Os novos prefeitos, que acabaram de assumir as prefeituras, apesar das dificuldades, entenderam o espírito do evento e marcaram presença”, afirmou Palmery.

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) participou pela primeira vez do evento. Para o presidente da ALE, Fernando Toledo, a Feira surgiu como uma forma de estreitar a comunicação com os prefeitos, mas também para ajudar as prefeituras a superar o momento de crise. “São ações como essa que dão possibilidade e visibilidade para auxiliar essa crise enfrentada pelos municípios por causa da queda das transferências constitucionais”, ressaltou Toledo.

O governador Teotonio Vilela esteve na Feira e visitou os estandes de mais de 50 municípios participantes, além de parceiros. “Aqui é a síntese do que Alagoas tem de melhor”, destacou o governador ao falar também da importância do traide turístico na participação da Feira. “A cidade está repleta de turistas e Alagoas tem muito que oferecer com o melhor em todas as áreas: música, folclore, artesanato. Além do turista, o próprio alagoano também gosta de ver sua terra bem representada”, completou.

De acordo com os números da Feira do ano passado, em 2013 a expectativa é de movimentar cerca de R$ 10 milhões. São esperado que mais de 200 mil pessoas circulem pelo evento. “Ano passado movimentamos em torno de 10 milhões de reais, entre contratos e vendas de artesanatos, esperamos atingir a mesma meta esse ano”, analisou Palmery.

Diversas autoridades compareceram no primeiro dia da Feira dos Municípios, entre eles o secretário de Estado Rogério Teofilo, secretário de Estado Luiz Otávio, prefeitos, vereadores, representantes do Exército, Caixa Econômica, Banco do Brasil, entre outras instituições parceiras do evento. Demais autoridades estão previstas para visitação da Feira durante os outros dias do evento.

Este ano a Feira homenageia a Mestra Clarice com o tema “Vida pela Arte”. Natural de São Sebastião, sua especialidade era a renda de bilro. Clarice, que faleceu ano passado, esteve presente em todas as edições da Feira.

AMA

Comentários