Diferente de todos os anos anteriores, a tradicional procissão de Senhora Sant’Ana foi realizada neste domingo (26), em Santana do Ipanema, município do Médio Sertão de Alagoas.
Seguindo as normas da vigilância sanitária, devido a pandemia provocada pelo novo coronavírus, o trajeto nesta ocasião foi feito sem a presença da multidão de fiéis andando ao lado dos andores.
Curiosamente, como já aconteceu em anos passados, as imagens de Senhora Sant’Ana e seu esposo São Joaquim foram unidas novamente e levadas em uma só charola, em cima de um carro.
Se por um lado não houve aquele mar de gente, muitas localidades onde a procissão nunca havia passado trouxe uma alegria a mais para diversos munícipes santanenses.
Moradores da Lagoa do Junco, São Vicente, Cohab Nova, Domingos Acácio, Conjuntos Cajarana, Santa Quitéria e Marinho viram de pertinho os santos também conhecidos como padroeiros dos avós.
Ao longo de todo o percurso, pequenos altares com a imagem da santa estavam nas portas das casas. Faixas e mensagens também eram perceptíveis para o comboio que seguia com a imagem.
Um dos momentos mais emocionantes da procissão foi quando o carro passava de frente ao Hospital Regional.
O padre Jacyel Soares Maciel parou e pediu orações para os profissionais e pacientes daquele local. “Só a confiança em Deus e em nossos padroeiros para nos dar fé, força, coragem e perseverança nesse momento de muita dificuldade”, declarou o pároco.
Ao final do trajeto, as imagens chegaram novamente para a Igreja Matriz, onde o padre rezou uma missa e agradeceu a participação de todos os envolvidos na procissão.
Por Lucas Malta / Da Redação