A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas – Fapeal, atendendo a uma solicitação direta do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, publicou no Diário Oficial desta segunda (25) o resultado do edital de auxílio à pesquisa nº 8/2012. Foram selecionados 22 projetos a serem beneficiados com R$750 mil, disponibilizados pelo Governo do Estado, por meio da Fapeal.
Como previsto no edital, a seleção priorizou as propostas relacionados aos objetivos do Programa “Alagoas Tem Pressa”. Os projetos selecionados são da Universidade Estadual de Alagoas – Uneal e Universidade Federal de Alagoas – Ufal. Meio milhão foi destinado aos campi no interior e o restante do recurso será aplicado em pesquisas na capital.
As pesquisas abordam áreas diversas, porém com viés de sustentabilidade e desenvolvimento para Alagoas. Alguns dos temas contemplados foram: saúde pública; necessidades específicas do interior do Estado; gestão de recursos hídricos do Canal do Sertão; soluções tecnológicas e ambientais para o semiárido; formação de recursos humanos para o turismo; produtividade agrícola com ênfase na cultura da mandioca; reaproveitamento de resíduos vegetais para alimentação vegetal e recuperação de áreas degradadas.
De acordo com o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, o governador Teotonio Vilela, em sua visita à Fapeal, foi enfático ao sugerir aos pesquisadores contemplados com bolsas da Fapeal, que direcionassem os trabalhos de pesquisa para áreas de desenvolvimento do canal do sertão, por exemplo, bem como outras melhorias que contribuam com a qualidade de vida no interior do Estado, priorizando as regiões mais necessitadas.
“A Fapeal está, mais uma vez, de parabéns, porque foi rápida e ágil em formatar o edital e publicá-lo. Temos certeza da excelente contribuição dos nossos pesquisadores para o Alagoas Tem Pressa”, concluiu Setton.
Por Ascom Fapeal