Exposição de animais de Santana do Ipanema volta em agosto

24 jan 2015 - 11:05


Evento agropecuário deixou de existir desde a década de 80.

Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

A tradicional Exposição de Animais de Santana do Ipanema vai voltar ao circuito de importantes eventos do setor pecuarista de Alagoas. A garantia foi do secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Álvaro Vasconcelos. Desativada desde a década de 80, a notícia foi comemorada por representantes da Associação dos Criadores de Animais de Santana do Ipanema, como também pelo presidente do Sindicato Rural Patronal de Santana do Ipanema, Luiz Alves Ribeiro.

“Queremos fazer um grande evento. Trata-se de uma exposição importante para a agricultura e a pecuária de Santana do Ipanema e região. Para isso, precisamos unir forças. A Seapa será um parceiro nesta iniciativa que contará com uma comissão de trabalho formada também pela Associação dos Criadores de Santana do Ipanema, Faeal e do Sindicato Patronal Rural, além da prefeitura municipal. Também vamos acionar a Adeal para fazer parte deste projeto”, afirmou o secretário Álvaro Vasconcelos.

Para que o evento possa ser realizado em agosto, a Associação dos Criadores de Santana do Ipanema afirmou que estará dando início ao trabalho de campo para a recuperação da estrutura física do parque de exposições.

Nesta retomada da exposição de animais de Santana do Ipanema, um dos atrativos será a realização da carreata de carros de boi que ocorre em Santana do Ipanema e que reúne mais de 700 carros de vários municípios da região e até de estados vizinhos.

Documento

Ao final do encontro, o secretário Álvaro Vasconcelos recebeu das mãos do presidente da Associação dos Criadores de Santana do Ipanema, Manoel Augusto de Azevedo, um documento com demandas do setor no município. A primeira, a estruturação de um laboratório de análise do solo e da água, servindo de apoio à pesquisa agropecuária na região.

A segunda demanda refere-se à instalação de uma clínica animal, voltada para os alunos dos cursos de Zootecnia da Universidade do Estado de Alagoas (Uneal) e de Agronomia do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), ambos em Santana.

Manoel Augusto de Azevedo também apresentou solicitação de estudos para investimento em uma rota turística no Médio e Alto Sertão, como alternativa às dificuldades econômicas enfrentadas pelas duas regiões.

De acordo com o presidente da associação, a rota integraria o Centro Cultural do Sertão, em Poço das Trincheiras, o Memorial da Caatinga, em Santana do Ipanema, e o Museu Antropológico da cidade de Maravilha. Os artesãos locais também já estariam sendo organizados neste sentido.

Segundo o secretário Álvaro Vasconcelos, as demandas deverão ser debatidas com o setor turístico e em reunião com o governador Renan Filho, e a resposta será dada em um prazo de 30 a 40 dias.

Por Dorgival Junior – Petrônio Viana / Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários