Presente na história da bacia leiteira de Alagoas há 36 anos, a Expo Bacia Leiteira caminha para se consolidar como exposição mais importante do Nordeste por exibir os trabalhos do estado de maior produtividade da região e o quarto maior do Brasil, atraindo criadores de Sergipe, Pernambuco e Bahia.
“Num passado recente a referência para o Nordeste era justamente essa região da bacia leiteira que sempre foi fonte de aprendizagem em genética, produção e qualidade animal”, lembrou Hibernon Cavalcante, superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Agricultura (Seagri).
Os investimentos na região começaram na década de 70 com a criação da primeira central de inseminação artificial do estado. De lá para cá, o ponto comum do leite em Alagoas deslanchou, liderando em seleção de animais de genética tradicional e melhorada com o diferencial da adaptação ao clima. Após um hiato de seis anos, a exposição retornou em 2017 com 100% de aprovação do setor produtivo do leite e população.
“A exposição vem para consagrar o trabalho de uma região que esbanja qualidade animal e excelência técnica de criadores que são acima da média nordestina. O ânimo do setor foi renovado e esse é o momento para retomada dos negócios e investimentos”, acredita Hibernon. A bacia leiteira concentra 28 municípios produtores de leite.
Além de realçar o poder do leite na economia alagoana, a Expo Bacia Leiteira também é sinônimo de desenvolvimento técnico para a classe. De 13 a 16 de setembro, no Parque Mair Amaral,em Batalha, os produtores terão a chance de colocar animais em julgamento oficiais das raças gir leiteiro e girolando, além de palestras, curso de inseminação artificial, feira da agricultura familiar e torneios leiteiro nas categorias agricultor familiar e o criador tradicional.
SERVIÇO
36º Expo Bacia Leiteira
Data: 13 a 16/09
Local: Parque Mair Amaral – Batalha
Por Assessoria