O êxito do programa Mulheres Mil, programa federal realizado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no estado, transpôs a divisa estadual e o modelo aqui aplicado, que mudou a vida de mais de 1.200 mulheres em vários municípios alagoanos, chegou ao Codai (Colégio Agrícola Dom Agostinho), vinculado à UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), localizado no município de São Lourenço da Mata, a 20 quilômetros de Recife.
Nesta sexta-feira (27), Eliete Maria Nunes, Aurenice Pontes Loio Vaz e Suely Alves de Lima, integrantes do programa em Pernambuco, participaram de uma reunião com a equipe do Mulheres Mil do Ifal com a finalidade de adquirir experiências para implantação do programa na região pernambucana. Pelo Ifal, representaram o programa na reunião a coordenadora Luiza Jaborandy, Andréia Sangreman Moura, Eduardo Nogueira, Jaelson Graciliano, Nelma Tenório e Daniel Carvalho.
“Vamos implantar o programa Mulheres Mil no Codai, no próximo dia 13 de abril, tendo como eixos os cursos de Gestão de Negócios e Produção Alimentícia e viemos ao Ifal conhecer os métodos aplicados pela instituição com as mulheres alagoanas e que são considerados como exitosos”, declarou Aurenice Vaz.
Em São Lourenço da Mata-PE, as integrantes do programa começam a atuar em comunidades que são assistidas pelo Cras (Centro de Referência em Assistência Social) fato que, segundo Suely Lima, facilitou a adesão das futuras alunas, principalmente, quanto aos dados socioeconômicos.
O programa Mulheres Mil do Codai será uma extensão do Pronatec que teve início no colégio agrícola em 2013 com 36 cursos e 920 alunos distribuídos em seis unidades remotas.
Ações incluídas
Em Alagoas, o programa Mulheres Mil do Ifal se destaca pelas características de inclusão social e de promover a autoestima em pessoas do sexo feminino, antes em situação de vulnerabilidade. Por meio dos cursos de artesanato, da confecção de biojóias, da culinária, costura, centenas de mulheres se descobriram no mundo do trabalho, na geração de renda ou no empreendedorismo.
Ascom IFAL