A osteoporose é uma doença silenciosa. Raramente apresenta sintomas antes que aconteça uma consequência mais grave, tal como uma fratura óssea. O ideal é que sejam feitos exames preventivos, para que ela seja diagnosticada a tempo de se evitar as fraturas. O diagnóstico só é possível através do exame de densitometria óssea.
Entretanto, tal serviço geralmente está acessível somente em grandes centros ou cidades de maior população, entretanto, foi pensando nessas situações que o Centro Médico Hebrom (CMH) inovou mais uma vez e trouxe para o Sertão alagoano um dos métodos mais modernos e sofisticados para o diagnóstico desta doença, que atinge, em sua maioria, pessoas de idade avançada.
De acordo com o diretor técnico do CMH, Honório Luiz, o objetivo deste novo serviço é avaliar a densidade da massa óssea do paciente. O objetivo principal do exame é avaliar e auxiliar no tratamento da osteoporose, indicando a probabilidade de fraturas. Os ossos mais afetados pela osteoporose são o fêmur, a coluna, a pelve e o punho e, por isso, essas são as partes mais visadas na obtenção das imagens para diagnóstico. Contudo, a densitometria óssea é também utilizada no diagnóstico e acompanhamento de casos de osteopenia e de outras enfermidades ósseas a fim de averiguar sua predição do índice de fratura óssea. “É um exame rápido, indolor e que tem um valor incalculável para a prevenção da osteoporose”, relata o médico Honório.
O diretor da Hebrom lembrar também que: “com esta nova aquisição o Centro se torna a primeira clínica do o Sertão de Alagoas, a oferecer o referido serviço. “Antes, o paciente desta região do Estado tinha que se deslocar para Arapiraca, Maceió, ou até outros estados para obter esse diagnóstico; agora basta vir para cá”, ressaltou Honório.
Para conhecer um pouco mais sobre este exame e como fazê-lo é bastante se dirigir até o Centro Médico Hebrom, localizado à Rua Prefeito Joaquim Ferreira, no bairro Camoxinga, Santana do Ipanema. A clínica funciona de segunda a sábado, a partir das 7 horas.
Da Assessoria CMH