O ex-governador de Alagoas e senador eleito pelo mesmo estado, Renan Filho (MDB), foi anunciado para ocupar o Ministério dos Transportes no governo Lula (PT) a partir de 2023. A notícia foi dada na tarde desta quinta-feira (29), durante cerimônia no Centro Cultural do Banco do Brasil, na sede da transição.
Segundo já estava sendo ventilado pela maioria da imprensa nacional, a escolha do político alagoano veio da bancada do MDB. O ex-governador é filho do senador Renan Calheiros, um dos antigos e fieis aliados de Luiz Inácio Lula da Silva e que trouxe o petista na campanha deste ano.
Com a ida de Renan Filho para o ministério, quem assume a vaga no Senado é o empresário Fernando Farias (MDB). O suplente foi o segundo maior doador da campanha de Renan, é dono do Shopping da Vila, em Delmiro Gouveia e tio do ex-secretário de Estado de Gabinete Civil, Fábio Farias.
Além da indicação política, a ida de Renan a pasta de transportes não é por acaso, isso porque, Alagoas conquistou o melhor índice, dentre os estados do país, com as melhores malhas viárias. Segundo a Confederação Nacional do Transporte, em 2021, Alagoas tinha 73% das rodovias estaduais consideradas ótimas ou boas.
Quem é Renan Filho?
Economista e advogado, Renan Filho iniciou sua trajetória política em 2004, quando foi eleito prefeito do município de Murici. Foi reeleito em 2008.
Renan foi deputado federal e eleito governador de Alagoas em outubro de 2014. Em 2018, foi reeleito com 77,30% dos votos válidos. É casado com Renata Calheiros e tem dois filhos.