A Prefeitura da cidade de Major Izidoro realizará de 17 à 20 de setembro a 8ª Festa do Leite.
Foi dada largada para a contagem regressiva até a 8ª Festa do Leite realizada em setembro na cidade de Major Izidoro, interior de Alagoas. No dia de ontem, terça-feira (4), foi realizada a cerimônia de lançamento do evento nas dependências do Parque da Associação de Produtores de leite de Major Izidoro (Asplemi). No local participaram varias autoridades políticas, produtores rurais, técnicos e empresários do setor.
Entre uma fala e outra, os presentes lembraram que o evento, criado no ano de 87, pelo então prefeito Doca Alves, sempre buscou enaltecer o produtor de leite, levando novas técnicas e melhoramento genético do rebanho. Um dos pontos de força da região tem sido a sua cultura do associativismo e cooperativismo, união essa que facilitou a busca por melhores condições de trabalho, defendendo direitos constitucionais e encontrando ferramentas de gestão de propriedades e de negócio, tendo como resultado final um produto de alta qualidade.
O Secretario de Estado de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos falou da importância do setor para o estado, citou a Cooperativa de Produção Leiteira da Alagoas (CPLA) e o quanto ela será importante para a população da região e para os produtores. Outros oradores da Mesa foram unanimes ao resaltar a união da classe para a proteção e o fortalecimento do comercio local. Com a ativação da CPLA serão mais de 2.500 produtores e varias empresas do ramo se beneficiarão. A Festa do Leite de Major Izidoro aproxima o produtor e as atuais técnicas usadas no setor, os ajudará a gerir seus negócios, a produzir com qualidade e serem remunerados com justiça, pois um produtor qualificado e preparado para o mercado produz com maior qualidade e menor custo, beneficiando o seu negocio, o consumidor final e a sua cidade.
A edição da Festa do Leite deste foi presenteada com duas ordenhadeiras, uma doada pela Cooperativa de Produção Leiteira da Alagoas (CPLA) pelo Presidente Aldemir Monteiro, e a segunda dada pelo empresário Andre Ramalho, da Plantel Nutrição Animal.
O Secretario de Administração de Major Izidoro, César Campos e o presidente interino da Asplemi, Junior Alves, foram os propagadores, defensores e realizadores da oitava edição da Festa do Leite. Ao lado da prefeita Santana Mariano, eles conseguiram os parceiros e colaboradores da Festa, que só propicia o crescimento e o fortalecimento dos produtores e de toda região produtora de leite.
A prefeita fechou os discursos ressaltando o estudo e pesquisa, realizados em conjunto com Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no intuito de descobrir e tentar entender os fenômenos geoeconômicos do Município, relacionados à produção de leite. Santana reforçou que os dados serviram para compreender o quantitativo da produção de leite na cidade. “Com a informação da quantidade de leite produzido, bem como os laticínios atingidos na região, o poder público poderá viabilizar políticas que favoreçam a todo o setor”, comentou a gestora. Ao agradecer especialmente aos produtores ela disse: “Não importa o nível ou tamanho que o produtor se enquadra, temos que entender que um como para poder se encher, ele precisa de cada gotinha”.
Em referencia a importância no crescimento do Município, Santana Mariano lembrou que o grande e o pequeno produtor, bem como o atuante da agricultura familiar têm a mesma função socioeconômica, pois é o conjunto desses produtores que tem feito o resultado dessa cooperação, engrandecendo a produção de leite da região.
Da Redação com Genival Silva / Minuto Nordeste