
Estudantes aprenderam temas como orçamento público, transparência e dados abertos na esfera governamental (Foto: Minne Santos)
Estudantes da Estadual Laura Maria Chagas, localizada em Santana do Ipanema, estiveram nesta segunda-feira (11) na Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), na cidade de Maceió.
A visita, segundo o próprio Estado, teve o objetivo de desmistificar o funcionamento da máquina pública. Lá os jovens puderam aprender um pouco mais sobre orçamento público, transparência e dados abertos na esfera governamental.
“Acabamos saindo daqui com mais perspectivas, com uma visão maior do mundo e, principalmente, sabendo mais sobre o nosso Estado, coisa que pode nos ajudar a transformar a sociedade”, afirma o estudante Danilo Cavalcante.
Para o secretário de Planejamento e Gestão, Tadeu Barros, o maior papel da administração pública é incentivar essa aproximação entre sociedade e governo. “É preciso que eles [os jovens] conheçam a máquina e tenham voz para falar sobre o que acreditam ser o melhor para todos”, explica.
A diretora-geral da Escola Laura Chagas, Marta Tavares, também acompanhou a turma. Ela frisou que o momento é uma oportunidade para que os alunos se sintam agentes transformadores. “É importante que eles tenham uma compreensão do que é a gestão pública, do que é a gestão democrática”, disse.
Embaixadores do Planejamento
Desenvolvido pela Superintendência de Planejamento e Políticas Públicas (Suplan) da Seplag, o projeto Embaixadores do Planejamento, ao qual os estudantes estão vinculados, vem disseminando o Plano Plurianual Participativo (PPA), de uma forma lúdica, a alunos do ensino médio de todo o Estado. Somente nesse ano, 438 alunos foram formados pela pasta.
Da Redação com Assessoria Seplag