No último dia 26 de abril, por 18 votos a oito, o veto governamental ao projeto foi derrubado pelo plenário do Parlamento alagoano.
Nesta quinta-feira (5), um grupo de estudantes realizou uma manifestação na Assembleia Legislativa contra a promulgação do projeto ‘Escola Livre’. Os estudantes chegaram a ocupar o plenário da casa, mas, após negociação com o presidente interino do Poder, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB), encerraram a mobilização.
“Vejo essa mobilização de forma positiva; é a sociedade participando e interagindo com o Legislativo. Avalio que os movimentos sociais devem vir aqui, não só para discutir sobre o projeto Escola Livre, mas para discutir todos os projetos que passam aqui na Assembleia”, avaliou Medeiros.
O deputado esclareceu, durante processo de negociação, que, por força da lei, não pode se negar a promulgar o projeto, mesmo sendo contrário à ideia. “Não posso me furtar de não cumprir um ato, discordando ou não, porque não é um atitude pessoal, mas institucional”, informou o presidente interino da Casa, observando que tem até esta sexta-feira, 6, para promulgar a matéria.
“Sendo contra ou não, a Assembleia tem um papel a cumprir e eu tenho que respeitar a maioria do plenário, que por diversas vezes já se posicionou favorável ao projeto, culminando agora com a derrubada do veto governamental”, esclareceu Medeiros.
Veja a matéria completa no Tribuna Hoje