Desde fevereiro deste ano, o tráfego de ônibus coletivos nas avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro e um trecho da Tomás Espíndola ganhou celeridade. A implantação da Faixa Exclusiva de Ônibus trouxe uma série de mudanças positivas, a principal delas é a redução do tempo de viagem das linhas urbanas.
Quem precisa passar por esse trecho é enfático e destaca que a redução do tempo é significativa. “O trajeto está muito melhor, sim, adiantando de 20 minutos a meia hora”, quem confirma é o universitário Cauay Viana. O estudante que está no 6º período de Biologia Licenciatura na Universidade Federal de Alagoas fala com a propriedade de quem atravessa a cidade se deslocando do Pontal da Barra até a Cidade Universitária todos os dias. “Os ônibus do Centro para cá estão muito mais rápidos na ida, e na volta melhorou muito. Só mesmo no trecho que não tem a Faixa Azul é que eu enfrento trânsito”, afirma Cauay.
Para os estudantes, as mudanças significaram ainda mais qualidade de vida: “A economia de tempo é o principal. O tempo de viagem que era, em média, de uma hora e quinze, encurtou para 45, 42 minutos. O desgaste físico, a temperatura, o congestionamento reduzia meu rendimento como aluno, mas agora é diferente”, é o que assegura Fernando Amorim.
No caminho de ida para a universidade onde cursa Engenharia de Agrimensura, Fernando não passa nem pela Fernandes Lima, nem pela Durval de Góes Monteiro no turno da manhã. Mas todos os dias, após a aula, ele se desloca até o bairro do Poço, onde faz um curso à tarde. Para ele, a viagem longa se tornava ainda mais desgastante por conta do calor do começo da tarde.
Agilidade
O que os usuários comprovam na prática, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito ratifica: com o corredor para coletivos, os ônibus trafegam nas vias mais vezes se comparado ao período anterior quando a faixa não existia. O diretor de Planejamento e Engenharia de Tráfego da SMTT, Jorge Bezerra, explica: “Temos dados que 40% da frota de Maceió utiliza a faixa exclusiva. E com a diminuição no tempo de percurso temos condições de reestruturar o sistema em vários horários para dar maior conforto aos usuários do transporte coletivo”.
“Em comparação ao que era antes, melhorou bastante. Facilitou a nossa vida. Antes, quando a gente chegava já para a aula já estava cansado, hoje a gente até tem mais tempo para estudar e tempo é algo indispensável para a gente que estuda”, relata Hermerson Henrique. Ele conta que a rotina de estudos, que já é pesada, se tornava ainda mais desgastante com a demora no trânsito. Ele, que é aluno do 4º período de geografia na Ufal, enfrentou dificuldades nos primeiros períodos do curso, coisa que vem mudando desde a implantação do corredor de ônibus.
A estudante de psicologia Tatiane de Moraes faz o trajeto contrário, mas também percorre a Faixa Azul. Ela mora no Conjunto Eustáquio Gomes, na parte alta e estuda no Centro Universitário Cesmac, que fica no Farol. A rotina dela também melhorou. “Se levava mais de duas horas, hoje, gasto uma hora e dez, no máximo. Para mim, que saio cedo de casa e só volto à noite, agora estou conseguindo chegar mais cedo, dá para estudar mais, descansar e fazer outras coisas no fim do dia”
Da Assessoria Maceió